Diagnóstico organizacional: análise dos ambientes interno e externo para a gestão operacional na Polícia Militar do Paraná / Organizational diagnosis: analysis of internal and external environments for operational management at the Military Police of Paraná

Authors

  • Franck Cione Coelho dos Santos
  • Claudio Todisco Silveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-288a

Keywords:

segurança pública, gestão estratégica, gestão operacional, análise SWOT.

Abstract

Entender a complexidade e as questões que envolvem a gestão e o planejamento operacional na segurança pública, constantemente impactados por mudanças no ambiente, exige das instituições responsáveis um entendimento abrangente sobre o ambiente interno, onde estão as forças e fraquezas organizacionais, e o ambiente externo, referente às oportunidades e às ameaças. Na Polícia Militar do Paraná, devido à aprovação do seu primeiro planejamento estratégico (2022-2035), emerge a desafiadora fase de implementação, que será realizada por meio do desdobramento dos objetivos estratégicos, direcionada pelas políticas estratégicas e monitorada por indicadores de desempenho e metas. Os aspectos relacionados à atividade-fim da instituição requerem um diagnóstico organizacional que ampare um projeto de gestão operacional e seja capaz de identificar situações que possam impactar, positiva ou negativamente, as medidas necessárias e os melhores caminhos a seguir. Assim, este artigo analisa a ferramenta gerencial análise SWOT, as inter-relações entre seus quadrantes e seus eventuais reflexos. Tendo como objeto de estudo a gestão operacional na PMPR, a pesquisa apresenta exemplos práticos que podem subsidiar a construção de uma análise de ambientes, realizada por um grupo de trabalho multidisciplinar, que possibilite: maior conhecimento organizacional; maior conhecimento sobre o ambiente externo; identificação oportuna de mudanças ambientais; reavaliação da estratégia organizacional; e maior segurança na tomada de decisão do Comando-Geral.

References

HOFRICHTER, Markus. Análise SWOT: Quando usar e como fazer. 1. ed. Porto Alegre: Revolução eBook, 2017.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PARANÁ. Polícia Militar. Comando Geral. Portaria do Comando Geral nº 374 – EM, de 19 de abril de 2021. Institui as Câmaras Técnicas (CT) no âmbito da PMPR. Curitiba: PMPR, 2021a.

PARANÁ. Polícia Militar. Comando Geral. Portaria do Comando Geral nº 743 – EM, de 30 de agosto de 2021. Criação das Câmaras Técnicas (CT) no âmbito da PMPR, designação dos respectivos membros e dá outras providências. Curitiba: PMPR, 2021b.

PARANÁ. Polícia Militar. Comando Geral. Portaria do Comando Geral nº 273 – EM, de 21 de março de 2022. Aprova o Planejamento Estratégico da PMPR 2022/2035, composto do Plano Estratégico, do Mapa Estratégico e da Carteira de Projetos e dá outras providências. Publicada no Boletim-Geral nº 054, de 21 de março de 2022. Curitiba: PMPR, 2022.

SANTOS, Franck Cione Coelho dos; OLIVEIRA JUNIOR, Ilson. Avanços, estagnações e retrocessos da gestão operacional na Polícia Militar do Paraná: estudando o passado para entender o presente e prospectar o futuro. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 13785-13807, fev. 2022. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44410. Acesso em: 28 maio 2022.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Published

2022-06-22

How to Cite

dos Santos, F. C. C., & Silveira, C. T. (2022). Diagnóstico organizacional: análise dos ambientes interno e externo para a gestão operacional na Polícia Militar do Paraná / Organizational diagnosis: analysis of internal and external environments for operational management at the Military Police of Paraná. Brazilian Journal of Development, 8(6), 47114–47135. https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-288a

Issue

Section

Original Papers