Responsabilidade social corporativa: um referencial teórico/ Corporate social responsibility: a theoretical reference

Authors

  • Pettson de Melo Cavalcanti
  • Alvany Maria dos Santos Santiago
  • Marcos Victor do Carmo Loiola
  • Alessandro Menezes de Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-351

Keywords:

Responsabilidade Social Corporativa, Competitividade, Conceito.

Abstract

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é apontada pela literatura como um comportamento que a empresa deve possuir para desenvolver e sustentar vantagem competitiva no longo prazo, nesse contexto, essa investigação teve por objetivo geral realizar um levantamento teórico inicial sobre a RSC e como objetivos específicos fazer uma breve apresentação do tema, suas características e importância. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa com vistas à compreensão acerca do fenômeno abordado; adoção de processo flexível e não estruturado de pesquisa; e busca por dados que devem ser utilizados em pesquisas posteriores. Os resultados encontrados apontam que estratégias corporativas de sustentabilidade voltadas para a proteção ao meio ambiente; proteção à saúde do trabalhador; e segurança pública e assistência social podem ser adotadas com sucesso pelas organizações e que o envolvimento da empresa em ações dessa natureza melhora a relação da empresa com seus parceiros e a imagem diante dos consumidores. Este trabalho forneceu uma visão geral inicial que contribui para o debate sobre a RSC no âmbito das preocupações com a formulação de estratégias para o atendimento das demandas locais envolvendo governo, o setor privado e a sociedade civil organizada.

 

References

ALIGLERI, L. M.; ALIGLERI, L. A. e CÂMARA, M. R. G. Responsabilidade social na cadeia logística: uma visão integrada para o incremento da competitividade. In: Encontro de Estudos Organizacionais, Anais... Recife: Observatório da Realidade Organizacional: 2002.

ALMEIDA, F. e SOBRAL, F. A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 6(3), pp. 52-61. 2007.

BERTAGNOLLI, D. D. O. Estudo sobre a influência dos Investimentos Sociais e ambientais no desempenho econômico das empresas. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

BOWEN, H. R. Social responsibilities of the businessman. New York: Harper & Row, 1953.

CARROLL, A. B. A three dimensional model for corporate performance. Academy of Management Review. vol. 4, n. 4, p. 497-505, 1979.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PELIANO, A. M. T. M. Bondade ou Interesse? Como e por que as empresas atuam na área social, (coord.). Brasília: IPEA, 2001.

PELIANO, A. e BEGHIN, N. A Iniciativa Privada e o Espírito Público: um retrato da ação social das empresas. Brasília: IPEA, 2000.

SIQUEIRA, L.P. et al. A reprodução social na saúde do trabalhador: o desenvolvimento de políticas na fruticultura irrigada de Petrolina-PE. Saúde em Debate. Rio de Janeiro, v. 35, n. 89, p. 281-291, abr./jun. 2011

ROMAN, D. J. et al. Fatores de competitividade organizacional. BBR, v. 9, n. 1, p. 27-46, jan - mar, 2012.

WOOD, D. Corporate social performance revisited. Academy of Management Review, vol. 16(4), pp. 691-718, 1991.

Published

2019-11-29

How to Cite

Cavalcanti, P. de M., Santiago, A. M. dos S., Loiola, M. V. do C., & Brito, A. M. de. (2019). Responsabilidade social corporativa: um referencial teórico/ Corporate social responsibility: a theoretical reference. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27501–27507. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-351

Issue

Section

Original Papers