A educação do campo na trajetória do campesinato no Sudeste Paraense / Field education in the pathways path in Southeast Paradise

Authors

  • Manuel Fábio Matos Barros
  • Maria José de Souza Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-039

Keywords:

Alternância Pedagógica. Camponeses. Educação do Campo. Organizações Camponesas. Saberes Populares.

Abstract

Este artigo versa sobre a educação do campo e seus avanços no Brasil e na região Sudeste do Pará. Foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática. Tratada educação rural pensada como uma estratégia de formação de camponeses. Esse modelo de educação teve diferentes concepções na trajetória histórica, pensada para a formação de mão de obra para o capital agrário. A educação do campo, contrapondo-se aesse modelo de educação rural, buscando uma formação de sujeitos protagonistas, com pilares ancorados na cultura e na tradição dos saberes populares, na cosmologia e na alternância pedagógica de tempos e espaços de aprendizado que vão além da escola, chegando à vida cotidiana da comunidade. Por fim, as organizações camponesas associadas a pesquisadores e instituições criaram o movimento “por uma educação do campo” que, após várias manifestações e proposições, tiveram avanços técnicos, jurídicos e principalmente educacionais como o reconhecimento de suas especificidades.

 

References

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel e MUNARIN, Antônio. Tempo-comunidade / tempo escola: alternância como princípiometodológico para organização dos tempos e espaços das escolas do campo:inSANTOS, Clarice Aparecida dos; MOLINA, Mônica Castagna

e JESUS, Sonia Meire dos Santos Azevedo de.(org.) Memória e história do Pronera: contribuições para a educação do campo no Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário, Brasília, 2010.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) de campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago., 2007. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>,Acessado em: 09 de dezembro de 2014.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaçoe território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília/MDA, 2006.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, São Paulo: Moraes,

______. Pedagogia do Oprimido.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 11. ed 1982.

______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12ª ed., 1983.

_______. Extensão ou comunicação? Tradução de RosiscaD. de Oliveira. 2.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

_______. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 2.ed. 1986.

_______. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 7.ed. 1987.

_______. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996. – 25ª edição (Coleção Leitura)

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej e ALMEIDA, Luciane Soares. Saber e poder na dinâmica que envolve a ação dos movimentos sociais populares do campo na atualidade. UFPA. Belém, PA: 2004.

KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Israel José; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 1. Brasília: UnB, 1999.

LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo. Cortez, 2002.

MAIA, Eni Marisa. Educação rural no Brasil: o que mudou em 60 anos?(S/D)

QUEIROZ, J. B. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e Educação Profissional. Tese (Doutorado em Educação)Brasília/DF: Universidade de Brasília, 2004.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação. 1. ed. São Paulo. Expressão popular, 2010.

SCALABRIN, Rosemeri. Caminhos da educação pela transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas deeducadores(as) do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

SILVA, L.H. As relações escola-família no universo das experiências brasileiras de

formação em alternância. 2000. Tese (Doutorado) – PUC-SP, São Paulo, 2000.

Published

2019-12-04

How to Cite

Barros, M. F. M., & Barbosa, M. J. de S. (2019). A educação do campo na trajetória do campesinato no Sudeste Paraense / Field education in the pathways path in Southeast Paradise. Brazilian Journal of Development, 5(12), 28605–28621. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-039

Issue

Section

Original Papers