A utilização da ferramenta solver do microsoft excel na elaboração de uma carteira de investimentos diversificada / Using microsoft excel's solver tool in preparing a diversified investment portfolio

Authors

  • Rafael Chagas Soares da Costa
  • Alessandro Ferreira Alves
  • Guaracy Silva
  • Nilton dos Santos Portugal
  • Fabrício Pelloso Piurcosky
  • Rodrigo Franklin Frogeri
  • Laísa Cristina Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-074

Keywords:

Composição de carteira. Teoria de Markovitz. Diversificação.

Abstract

 

Este trabalho aborda a utilização do “Solver” do Microsoft Excel na elaboração de uma carteira de investimentos diversificada servindo como ferramenta, tanto para o investidor pessoa física como para o gestor financeiro em sua tomada de decisões. Essa abordagem justifica-se pela a importância da análise prévia utilizando-se de tecnologia disponível, quando da composição de uma carteira de investimentos baseada na diversificação de ativos a fim de otimizar os retornos financeiros do conjunto de ações minimizando os riscos individuais. O objetivo consiste em demonstrar a possibilidade, com base em um histórico de cotações de uma determinada carteira de ativos negociados na BOVESPA, que correlacionadas no Microsoft Excel e aplicadas à ferramenta Solver resultem no melhor cenário para tais investimentos de forma que se obtenha uma carteira diversificada com um melhor resultado de retorno. Essa análise será feita a partir de pesquisa bibliográfica onde serão pautados os aspectos técnicos que definirão a linha de raciocínio para a análise dos resultados obtidos. Tal estudo evidenciou que através de ferramentas específicas de análise da correlação entre as variações de determinados ativos em um dado período, é possível distribuir em devidas proporções num grupo de ativos a fim de que se obtenha a possibilidade de oferecer uma maior rentabilidade e em contrapartida menor risco da carteira de investimentos comparados aos riscos individuais.

 

 

References

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 11. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

DA SILVA, Rhoger Fellipe Marinho; CARMONA, Charles Ulises de Montreuil; LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. A relação entre o risco e as práticas de governança corporativa diferenciada no mercado brasileiro de ações: uma abordagem sob a égide da teoria dos portfólios de Markowitz. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, vol. 13, núm. 39, p. 175-192, abr/jun. 2011.

GONÇALVES JUNIOR, Cleber; PAMPLONA, Edson de Oliveira; MONTEVECHI, José Arnaldo Barra. Seleção de carteiras através do modelo de Markowitz para pequenos investidores (com o uso de planilhas eletrônicas). Disponível em: <https://www.iepg.unifei.edu.br/edson/download/Artclebersimpep2002.pdf>. Acesso em 09 ago. 2018.

HIEDA, Akinori; ODA, André Luiz. Um estudo sobre a utilização de dados históricos no modelo de Markowitz aplicado à bolsa de valores de São Paulo. Disponível em: <http://www.fundacaofia.com.br/labfin/pesquisa/artigos/arquivos/111.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

MARKOWITZ, Harry M.Portfolio Selection. Journal of Finance (USA),mar. 1952, p.77- 91.

MARKOWITZ, Harry M.Financial Analysts Journal, sept./oct. 1976, p.47-52.

MARKOWITZ, Harry M. Portfólio Selection: Efficient Diversification of Investments.2. ed. Ed. Oxford: BasilBlackwell, 1991.

MARTINS, Thales Jorge; BOENTE, Diego Rodrigues; REZENDE MÓL, Anderson Luiz. A relação entre os níveis de divulgação das práticas de gestão de risco e a oscilação do preço das ações das companhias listadas na Bovespa. ReCont Registro Contábil, Maceió, v. 4, n. 3, p. 1-18, set/dez. 2013.

NAKAMURA, Wilson Toshiro. Estudo empírico sobre a eficiência da carteira teórica do índice Bovespa. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, ano 1, num. 1, p. 67-81, 2000?.

PAULO, Edilson. et al. Determinação do Portfolio de Investimentos através de Programação Linear. Fundação Visconde de Cairu. Salvador, 201?.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Atlas. Administração Financeira: Corporate Finance. Editora Atlas,2. ed., São Paulo, 2009.p. 189-232.

ZANINI, Francisco Antônio Mesquita; FIGUEIREDO, Antonio Carlos. As teorias de carteira de markowitz e de sharpe: uma aplicação no mercado brasileiro de ações entre julho/95 e junho/2000. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, ano 6, num. 2, p. 37-64, 2005.

Published

2019-12-06

How to Cite

Costa, R. C. S. da, Alves, A. F., Silva, G., Portugal, N. dos S., Piurcosky, F. P., Frogeri, R. F., & Carvalho, L. C. (2019). A utilização da ferramenta solver do microsoft excel na elaboração de uma carteira de investimentos diversificada / Using microsoft excel’s solver tool in preparing a diversified investment portfolio. Brazilian Journal of Development, 5(12), 29097–29109. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-074

Issue

Section

Original Papers