Ensino por competências: projeto capacite-se

Teaching by competences: empower yourself project

Authors

  • Natália Talita Araújo Nascimento
  • Leonardo Pastorin Vieira Costa
  • Pablo Diego Leão
  • Paulo Adriano da Silva
  • José Otávio Valiante
  • Rosemeire Ferrarezi Valiante

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-134

Keywords:

ensino e extensão, gestão, gratuidade, qualificação profissional

Abstract

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um projeto de extensão desenvolvido com discentes do 5º período do Curso de Administração de uma Instituição Pública Federal de Nível Superior, localizada na zona de fronteira entre Brasil e Bolívia. O projeto de extensão realizado está inserido na linha de extensão sobre Educação Profissional e Trabalho. O objetivo geral consistiu em mapear competências requeridas pelo mercado laboral e oportunidades para qualificação profissional. Para o estudo, aplicou-se a pesquisa de tipologia participante que, conforme Rocha (2004), é aquela que possui um elemento político que viabiliza a discussão da relevância da investigação, tendo como foco a intervenção na realidade social. Como resultados, foi possível promover a articulação teórico-prática e inserir atividades de cunho social e extensionista como metodologia de ensino aos discentes, produzindo-se ainda, como produto principal, uma Cartilha que viabilizará que a comunidade acadêmica e externa conheça várias oportunidades laborais e de qualificação gratuita e certificada disponíveis, colaborando para a inserção no mercado de trabalho ou avanços em carreiras profissionais já ocupadas. Com a pesquisa constatou-se que as principais competências requeridas pelo mercado de trabalho são comunicação, organização, trabalho em equipe, planejamento e Excel. Além disso, a investigação localizou instituições que ofertam gratuitamente e com emissão de certificação, cursos de qualificação profissional nessas áreas.

References

ARRUDA FILHO, Emílio J. M.; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Planejamento da Pesquisa Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BERTAGLIA, Barbara. Métodos e Técnicas de Ensino. São Paulo: Cengage, 2016.

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de. Gestão de Projetos. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

DEBALD, Blasius. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. Cap. 1. In.: DEBALD, Blasius (Org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020.

ESPÍNOLA, Hugo. Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais em vivências de sociocracia. Cap. 12. In.: DEBALD, Blasius (Org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020.

GIL, Antonio C. Didática do Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

LACOMBE, Francisco. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.

MEC, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2018a.

_______. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 608/2018. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Out. 2018b.

ROCHA, Eliza Emília Rezende Bernardo. A Pesquisa Participante e seus desdobramentos - Experiências em Organizações Populares. In: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte, 12 a 15 de setembro de 2004.

SABBAG, Paulo Yazigi. Competências em gestão. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

SACRISTÁN, José Gimeno; et al.; Educar por competências: o que há de novo? Trad. Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SACRISTÁN, José G.; GÓMEZ, Ángel I P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

UNIR, Universidade Federal de Rondônia. Histórico. Disponível em: https://www.unir.br/pagina/exibir/77. Acesso em ago. 2022.

ZABALA, Antoni. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020

Published

2022-09-13

How to Cite

Nascimento, N. T. A., Costa, L. P. V., Leão, P. D., da Silva, P. A., Valiante, J. O., & Valiante, R. F. (2022). Ensino por competências: projeto capacite-se: Teaching by competences: empower yourself project. Brazilian Journal of Development, 8(9), 62451–62463. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-134

Issue

Section

Original Papers