Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental

Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school

Authors

  • Birailson dos Santos Palmeira
  • João Valdinei Corrêa Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-178

Keywords:

educação ambiental, concepção, planejamento, metodologia

Abstract

O artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer.

References

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Análise fonológica: introdução à teoria e à prática com especial atenção para o modelo fonêmico. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

CARVALHO, I. C. de M. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecol. e Desenv. Rur. Sustent., Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 43-51, 2001.

COIMBRA, J. de Á. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: SARDENBERG, R. da M.; CAVALHEIRO, E. A. & FONSCECA, A. P. Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Editora Signos, 2000, p.52-70.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo, Gaia. 1997.

FREIRE, P. Conscientização – teoria e prática da liberdade. São Paulo: Moraes. 1980

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 25, n. 3, p. 143-157, 2009

LIMA, G. F. da C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidade, desafios. 2005. 334 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Unicamp, Campinas, 2005.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MANUCCI, M. Macroeducação. In: MANUCCI, M. Educação ambiental: proposta metodológica de macroeducação. São Paulo: Globo, 2004.

MENEGOLLA M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como Planejar?. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e Formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, E. Transversalidade e Áreas Convencionais. Manaus: UEA/Valer, 2008.

SANTOS, J. C. et al. O ensino de física: da metodologia de ensino às condições de aprendizagem. Alagoas: editora Universidade Federal de Alagoas, 2013.

SÃO PAULO, Governo do Estado de. Ciências: 1º grau. São Paulo: SE/CENP, 1993.

SILVA, F. A. L. A Formação do(a) educador(a) ambiental nos programas de pós-graduação lato sensu das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: uma análise crítica. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche: a poética e política do contexto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOUZA, D. A. A Relação da Criança com o Meio Ambiente: A Educação Ambiental nos Contextos Escolares. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 2004.

Published

2022-09-20

How to Cite

Palmeira, B. dos S., & Lopes, J. V. C. (2022). Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school. Brazilian Journal of Development, 8(9), 63091–63107. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-178

Issue

Section

Original Papers