Uso do aplicativo socrative para dinamizar a interação professor-aluno

Using the socrative application to streamline teacher-student interaction

Authors

  • Lazaro Luis de Lima Sousa
  • Carlos Ronelli Freitas de Paula
  • Jusciane da Costa e Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-226

Keywords:

ensino-aprendizagem, Socrative, avaliação

Abstract

Acompanhar o avanço tecnológico e agregá-lo ao processo de ensino e aprendizagem é alvo constante dos professores que desejam dinamizar suas aulas. Há uma preocupação direta com o grupo de alunos que não apresentam bons rendimentos nas avaliações. Na metodologia tradicional de aula expositiva e dialogada, o professor, apesar de tentar, não consegue interagir com todos os alunos em turmas com grande quantidade de alunos e ainda expor o conteúdo, tirar todas as dúvidas e discutir sobre o assunto de maneira mais ampla. Isso pode inibir o desenvolvimento do aprendizado da turma. Este trabalho apresenta uma alternativa para melhorar e dinamizar a interação professor-aluno com o uso do aplicativo Socrative. Este foi usado em todas as aulas do segundo bimestre do ano escolar regular, de três turmas do 9º ano de um Colégio da rede privada em Fortaleza-CE. Neste colégio, todos os alunos têm acesso a um tablet de uso próprio. Foram desenvolvidos problemas em formato de quiz para avaliar a compreensão dos alunos ao final da exposição do conteúdo de física, abordando o assunto de óptica. O aplicativo mostra em tempo real as respostas dos alunos, o que permite ao professor identificar possíveis deficiências e assim saná-las. Ao final do segundo bimestre os alunos são avaliados normalmente, e os resultados são comparados aos aplicados no primeiro bimestre do ano de aplicação da metodologia, assim é avaliado o uso do aplicativo como uma nova proposta de metodologia de ensino.

References

BRASIL. MEC. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 28 jul. 2022.

BENTO, M. C. M.; DOS SANTOS CAVALCANTE, R. Tecnologias Móveis em Educação.: O uso do celular na sala de aula. Educação, cultura e comunicação, v. 4, n. 7, 2013.

DE OLIVEIRA, C.; SÉRGIO TEIXEIRA DE, M.; HENRIQUE, L. a Modelagem Matemática Aplicada Ao Ensino De Física No Ensino Médio. Revista LOGOS, v. 14, p. 2–12, 2006.

Index @ www.socrative.com. , [s.d.]. Disponível em: <http://www.socrative.com/>

LOPES, J. B. O. Aprender e ensinar Física. 1ª Edição, 2004.

SANTOS, G. H.; ALVES, L.; MORET, M. A. Modellus: Animações Interativas Mediando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Física no Ensino Médio. Sitientibus Série Ciências Físicas, v. 2, p. 56, 2006.

SILVA, I. P. DA; MERCADO, L. P. L. Experimentação em física apoiada por objetos de aprendizagem. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 2, p. 71, 2019.

TRINDADE, J. Promoção da interatividade na sala de aula com Socrative: estudo de caso. Indagatio Didactica, v. 6, n. 1, p. 254–268, 2014.

Published

2022-09-23

How to Cite

Sousa, L. L. de L., de Paula, C. R. F., & e Silva, J. da C. (2022). Uso do aplicativo socrative para dinamizar a interação professor-aluno : Using the socrative application to streamline teacher-student interaction. Brazilian Journal of Development, 8(9), 63811–63821. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-226

Issue

Section

Original Papers