Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação

Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation

Authors

  • Elizabete Gomes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-240

Keywords:

educação matemática, ensino e pesquisa, formação docente, Pós-Graduação

Abstract

O estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão.

References

ALMOULOUD, S. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, n.2, p.109 – 141, 2016.

ANASTASIOU, L.G. C. et al. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

BASTOS, C. C. B. C. DOCÊNCIA, PÓS-GRADUAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 103–112, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1658. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1658. Acesso em: 28 nov. 2021.

FERRAZ, A. P. C. M; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, p. 421-431, 2010.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v.8, n. 23, p. 195-205, jan/abr. 2008.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior– São Paulo: Cortez Editora, 2020. (Coleção Docência em Formação - Ensino Superior)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (Brasil). Histórico. Disponível em: https://www.uepg.br/universidade/#principios-institucionais. Acesso 16 de nov. 2021

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.

Published

2022-09-26

How to Cite

Oliveira, E. G. de. (2022). Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation. Brazilian Journal of Development, 8(9), 64005–64018. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-240

Issue

Section

Original Papers