Viabilidade econômico-financeira para implantação de usinas solares no estado do Rio de Janeiro

Economic-financial feasibility of deploying solar power plants in the state of Rio de Janeiro

Authors

  • Victor Carvalho de Moura
  • Carlos Henrique Gabriel
  • Moises Solano Villegas
  • Michael de Lima Teixeira
  • Gean Santos de Sousa Martins

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-257

Keywords:

fontes renováveis, matriz energética, energia fotovoltaica

Abstract

Nesse artigo, o objetivo será avaliar a aplicação da energia solar como meio indutor da promoção do desenvolvimento sustentável no estado do Rio de Janeiro e proporcionar ações na divulgação do projeto, descrevendo a importância e benefícios sociais, econômicos e ambientais, adicionalmente, proporcionar a conscientização dos consumidores para o uso correto e seguro da energia elétrica, buscando a redução no consumo de energia e a importância da utilização de fontes renováveis, popularização da energia solar no rio de janeiro, a importância dessa matriz energética no estado para o cenário brasileiro e a isenção de Impostos sobre a Energia Solar no Rio de Janeiro. O trabalho é estruturado basicamente em duas partes: introdução, objetivos, problema e a relevância do assunto abordado e a fundamentação teórica, a qual é caracterizada como qualitativa e descritiva, de pesquisas de levantamento e com uma análise de resultados , uma discussão e as considerações finais com a importância na disseminação de fontes alternativas de energia, em especial a energia fotovoltaica mostrado que se faz absolutamente necessária, na medida em que tal tipo de geração de energia atua como vetor de preservação do equilíbrio ambiental e disseminador de inclusão social.

References

Barbosa, V. 2016. Solar e eólica vão ‘eclipsar’ hidrelétricas no Brasil. Revista Exame.com, acessado em Setembro/2016.

BNEF, 2016. Estudo da Bloomberg New Energy Finance lista mudanças que prometem sacudir o tabuleiro energético brasileiro nos próximos 25 anos.

CELA - CLEAN ENERGY LATIN AMERICA. 2016. Congresso de GD: Modelos de Negócios. São Paulo, Brasil, p.14 acessado em Outubro/2016.

CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais. Alternativas energéticas: Uma visão da Cemig. Belo Horizonte: CEMIG, 2012.

CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; CRESESB – Centro de Re- ferência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro, RJ: Especial 2014.

PEREIRA, F.; OLIVEIRA, M. Curso técnico instalador de energia solar fotovoltaica. Porto: Publindústria, 2011.

PINHO, J.; GALDINO, M. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: Cepel-Cresesb, 2014.

SCHUCH, L. et al. Sistemas Autônomo de Iluminação Pública de Alta Eficiência Baseado em Energia Solar e Leds. Eletrôn Potên. Campinas, vol. 16, n. 1, p.17-27, fev. 2011.

Segundo Pereira, Abiko et al. (2006). Eficiência Energética e Habitação de Interesse Social no Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil, p.24.

VILLALVA, M.; GAZOLI, J. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Erica, 2012.

Published

2022-09-27

How to Cite

Moura, V. C. de, Gabriel, C. H., Villegas, M. S., Teixeira, M. de L., & Martins, G. S. de S. (2022). Viabilidade econômico-financeira para implantação de usinas solares no estado do Rio de Janeiro: Economic-financial feasibility of deploying solar power plants in the state of Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, 8(9), 64261–64278. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-257

Issue

Section

Original Papers