Os impactos da psicomotricidade na educação infantil

The impacts of psychomotricity in early childhood education

Authors

  • Glauco José Rocha Diniz
  • Luziete Jorge da Silva
  • Luiz Paulo da Penha Ferino
  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-274

Keywords:

Psicomotricidade, educação, desenvolvimento

Abstract

Este artigo busca investigar os impactos da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, trazendo em sua seara discursiva, o processo histórico de consolidação da psicomotricidade enquanto uma perspectiva teórica que dispõe de estratégias educacionais direcionadas a educação infantil. Para investigação metodológica, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, onde buscou-se apresentar uma revisão conceitual a partir de vários recortes teóricos de estudos e pesquisas, acerca da psicomotricidade e sua respectiva importância para o desenvolvimento integral das crianças em ambiente escolar. No desenvolvimento deste estudo pode-se compreender a importância do trabalho do pedagogo como instrumento de autonomia para os alunos da educação infantil, incentivando o seu protagonismo perante meio institucional. Dessa forma, compreendeu-se que os impactos relevantes encontrados e discutidos nessa pesquisa, reforçavam o entendimento de que a psicomotricidade aliada aos fatores pedagógicos, seria  mais do que uma ciência da educação, seria então a maior responsável por sintetizar e organizar o desenvolvimento motor e cognitivo dentre às práticas educacionais, pois esta atua como agente de socialização e principalmente da aprendizagem que é um processo global que envolve todo o corpo, e a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a educação infantil. Ainda assim, ressalta-se a necessidade dos profissionais pedagogos se apropriarem das estratégias psicomotoras, já que está tem por finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, ajudando sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano.

References

BOTELHO, L.L.R.; CUNHA, C.C.A.; MACEDO, M. O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade. v. 5, n. 11, p. 121-136. Belo Horizonte: 2011.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

FALCÃO, H.T.; BARRETO, M.A.M. Breve Histórico da Psicomotricidade. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v.2, n.2, p.84-96. UNIFOA, Volta Redonda: agosto 2009.

FONSECA-JANES, C.R.X. Pedagogia, Educação Especial e Educação Inclusiva na UNESP. Revista Brasileira de Educação. v.18, n. 55. São Paulo: out/dez, 2013.

GALVÃO, I. Henry Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

JESUS, L.S.; DANTAS, V. M. C. S.; BEZERRA, A. A. C. Psicomotricidade na Educação Infantil: Um breve estudo sobre sua contribuição no desenvolvimento da aprendizagem. 10Enfope Fopie. v. 10, n. 2. Aracaju: 2017.

LEVIN, Esteban. a Clínica Psicomotora: o corpo na linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

MACHADO, J.R.M.; VINICIUS, M. Recriando a psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2010.

MANEIRA, F.M. e GONÇALVES, E.C. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Campo Largo: PUCPR, 2015.

MASSUMI, M. O Corpo e suas Dimensões anímicas, espirituais e políticas: perspectivas presentes na história da cultura ocidental e brasileira. Ribeirão Preto, v.1 n.1, p.7, 2005.

PENA, A.L.F. A Psicomotricidade no Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Social da Criança. Teresópolis: UNIFESO, 2020.

OLIVEIRA, G.C. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

ROSSI, F.S. Considerações Sobre A Importância Da Psicomotricidade Na Educação Infantil. Minas Gerais: UFVJM, 2012.

SANTOS, L.S.M.R. Análise da importância da psicomotricidade na educação infantil. Brasília: UniCEUB, 2019.

SILVA, D.A. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Brasília: Faces, 2013. 25

VECCHIATO, M. A terapia psicomotora. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2003.

Published

2022-09-28

How to Cite

Diniz, G. J. R., da Silva, L. J., Ferino, L. P. da P., & de Amorim, S. I. F. (2022). Os impactos da psicomotricidade na educação infantil: The impacts of psychomotricity in early childhood education. Brazilian Journal of Development, 8(9), 64553–64566. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-274

Issue

Section

Original Papers