Conhecendo Pitágoras e o seu teorema

Getting to know Pitagoras and his theorem

Authors

  • Elaine Morais da Conceição
  • Larah Evelyn Pinto e Silva
  • Valdineia Rodrigues Lima
  • Helves Belmiro da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-275

Keywords:

Pitágoras, escola pitagórica, teorema de pitágoras

Abstract

O foco desse artigo está na apresentação do famoso matemático, filósofo, astrólogo, Pitágoras, conhecido apenas por seus significantes Teoremas. O artigo apresenta curiosidades a respeito da pessoa no qual se tornou Pitágoras, sua trajetória de vida, além de mostrar algumas demonstrações, o conceito que define a constituição do Teorema de Pitágoras e de que modo ele pode ser utilizado. Ressalta a filosofia e concepção pitagórica, revela o modo como os pitagóricos, discípulos de Pitágoras que partilham de seu pensamento, depararam- se com os números e se confrontam com eles. Por meio desse artigo, conclui-se que há muito mais assuntos relacionados à Pitágoras que são desconhecidos e que seu teorema uma vez demonstrado numa determinada questão de forma correta, torna-se possível aplicá-lo em outras ocasiões com grande êxito.

References

ARAGÃO, Maria José. História da Matemática. Ed. Interciência Ltda, Rio de Janeiro, 2009.

BARBOSA, RUI. M. Descobrindo Padrões pitagóricos. Atual Editora Ltda. São Paulo, 1988.

BERLINGHOFF, William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A matemática através dos tempos. 2 ed. São Paulo: Blucher 2010.

BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. A História da matemática. 3. ed. Ed. Edgard Blücher Ltda. São Paulo, 2012.

CORNELLI, Gabriel. Em busca do pitagorismo: o pitagorismo como categoria historiográfica. 2010. 276 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, SP, 2010.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2004.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

GEBRAN, Guinés. Pitágoras. 2° edição. Ed. Lítero-Técnica, 2004.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MACHADO, Luís Carlos. Teorema de Pitágoras. Monografia do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR ,2003.

RIBEIRO, Vanessa Vânia Silva Marinho. Revisitando o Teorema de Pitágoras. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2013.

SAVEIRO à vista. Revista Superinteressante. Ano 12, N°4 de 1988.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos: primeiros mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2° Ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 11. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Published

2022-09-28

How to Cite

da Conceição, E. M., Pinto e Silva , L. E., Lima, V. R., & da Silveira, H. B. (2022). Conhecendo Pitágoras e o seu teorema: Getting to know Pitagoras and his theorem. Brazilian Journal of Development, 8(9), 64567–64578. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-275

Issue

Section

Original Papers