A utilização do sensoriamento remoto como ferramenta aplicado no cultivo de cana de açúcar no município de Pindorama no estado de São Paulo / The use of remote sensing as a tool applied in sugar cane crop in Pindorama city in the state of São Paulo

Authors

  • Geovane Mariotto Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-280

Keywords:

Sensoriamento Remoto. Solo. Alvos Agrícolas.

Abstract

Este trabalho tem como tema principal o estudo sobre o sensoriamento remoto no uso e ocupação do solo por meios de alvos agrícolas na interpretação de imagens de satélites orbitais. O objetivo deste trabalho é compreender o uso do solo e a classificação temporal dos alvos agrícolas cultivados em um limite de espaço localizado no município de Pindorama (SP). Os materiais e métodos aplicados para o desenvolvimento deste trabalho foram a utilização de imagens orbitais do satélite Sentinel-2 com objetivos temporal dentre análise da paisagem, solo e mudanças territoriais. Os resultados obtidos foram uma série de dados temporais que se submeteram análise criteriosa, resultando a sim na dinâmica da paisagem e no antropocentrismo das relações homem-natureza e ocupação. Os resultados deste trabalho contribuem para uma análise geoespacial.

 

 

References

In: PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; SILVA, Angela Maria; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normatização de trabalhos técnicos-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos dissertações e teses.. 5. ed. Uberlândia: UFU, 2008. 145 p.

AGRICOLUS. ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDMI: INSTRUÇÕES DE USO. Disponível em: <https://www.agricolus.com/en/indici-vegetazione-ndvi-ndmi-istruzioni-luso/>. Acesso em: 4 fev. 2019.

BdiA – (IBGE) Banco de Informações Ambientais (2019). Dísponivel em: <https://bdiaweb.ibge.gov.br/#/home> Acesso em: 10 mar. 2019.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. 1. ed. São Paulo: Oficina de Texto, 2008. 143 p.

FLORENZANO, Tereza G. Iniciação ao sensoriamento remoto. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, f. , 2011. 128 p.

FORMAGGIO, Antonio Roberto; DEL`ARCO SANCHES, Ieda . Sensoriamento Remoto em agricultura. 1. ed. São Paulo: Oficina de texto, 2017. 284 p.

IBGE – Manual Técnico de Uso da Terra. 3. Ed. Rio de Janeiro, 2013.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017). Pindorama: Pesquisa. IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pindorama/panorama>. Acesso em: 27 jan. 2019.

MARIOTTO. Geovane. USO E A DINÂMICA DO COMPORTAMENTO ESPECTRO TEMPORAL DE ALVOS AGRÍCOLAS. Uso do sensoriamento remoto e o de satélites orbitais no trajeto Araraquara-Catanduva/SP. Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR. São Carlos, SP. 2019. p. 60.

METTZER. O melhor editor para trabalhos acadêmicos já feito no mundo. Mettzer. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://www.mettzer.com/>. Acesso em: 21 ago. 2016.

Published

2019-12-19

How to Cite

Mariotto, G. (2019). A utilização do sensoriamento remoto como ferramenta aplicado no cultivo de cana de açúcar no município de Pindorama no estado de São Paulo / The use of remote sensing as a tool applied in sugar cane crop in Pindorama city in the state of São Paulo. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31998–32008. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-280

Issue

Section

Original Papers