Análise dos impactos da implantação de um sistema de informação na gestão de obras emergenciais em uma distribuidora de energia / Analysis of the impacts of the implementation of an information system in the management of emergency works in an energy distributor

Authors

  • Jeremias Silva de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Ribamar Oliveira Cavalcante Júnior
  • Alan Bessa Gomes Peixoto
  • Amanda Ferreira De Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-338

Keywords:

sistema de informação, obras emergenciais, gestão de ativo.

Abstract

A implantação de um sistema de informação pode proporcionar uma série de benefícios aos processos como otimização de tempo e redução de custos, contudo esta ação requer conhecimento do problema a ser resolvido e das oportunidades de melhoria que esta tecnologia pode proporcionar. Deste modo, o presente trabalho retrata a implantação de um sistema de informação no processo construtivo de obras emergenciais em uma distribuidora de energia elétrica e as mudanças proporcionadas por este. Durante a pesquisa foram entrevistados o operador do sistema e outros colaboradores envolvidos no processo com o intuito de perceber as melhorias oferecidas pelo novo sistema de informação na gestão do processo, como também as observações destes quanto ao melhoramento no processamento das informações oportunizado pela implantação do sistema, e ainda como a implantação desta tecnologia de processo contribuiu na gestão da manutenção para o melhoramento dos custos das obras emergenciais, ou seja, como esta ajudou a reduzir os custos operacionais (opex) e ampliar a utilização das despesas de capital (capex).

 

 

References

BALTZAN, P.; PHILLIPS, A. Sistemas de Informação. Tradução de Rodrigo Dubal. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2012.

CASTOR, B. V. J. Estratégias para a pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2009.

CYRINO, L. Terceirização na manutenção, é um bom negócio? Manutenção em foco, 2016. Disponivel em: <https://www.manutencaoemfoco.com.br/terceirizacao-na-manutencao/>. Acesso em: 17 Maio 2019.

FERNANDES, L. M. Gestão e Tecnologia da Informação. 2ª. ed. Fortaleza: UECE, 2015.

GIL, C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAYES, R. et al. Produção, estratégica e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

KARDEC, A. et al. Gestão de ativos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. Tradução de Thelma Guimarães. 7ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

SILVA, E. L. D.; MENEZES, M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. Tradução de Daniel VIEIRA. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5ª. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia da pesquisa. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.

Published

2019-12-26

How to Cite

Oliveira, J. S. de, Júnior, J. R. O. C., Peixoto, A. B. G., & Souza, A. F. D. (2019). Análise dos impactos da implantação de um sistema de informação na gestão de obras emergenciais em uma distribuidora de energia / Analysis of the impacts of the implementation of an information system in the management of emergency works in an energy distributor. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32803–32814. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-338

Issue

Section

Original Papers