Os desafios e as estratégias de atendimento à população lgbt: um relato de experiência / The challenges and the attendance strategies for the lgbt population: a report of experience

Authors

  • Horrana Carolina Bahmad Gonçalves Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Guthieres Mendonça Schmitt
  • Jordana Daniella Inez da Silva
  • Ricardo da Silva Vieira
  • Vanessa Ribeiro
  • Erasmo Eustáquio Cozac

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-346

Keywords:

Identidade Sexual. Homossexualidade. Comunicação. Educação Médica.

Abstract

As diferenças entre os termos sexo, gênero, sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual são pouco difundidas e estudadas. Isso é preocupante frente às demandas da realidade atual que requer uma abordagem mais ampla do que macho e fêmea. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir os desafios e as estratégias de atendimento à população LGBT a partir dos relatos de uma equipe multidisciplinar sobre a conduta diante do puerpério de uma paciente com histórico pessoal de uso de drogas lícitas e ilícitas, declarada lésbica e resistente à amamentação e cuidados com o recém-nascido. A análise da experiência em questão ressalta a importância atribuída à identificação de gênero na formação do indivíduo como ser social, evidenciando a necessidade de discussões que ampare o tema na formação acadêmica dos profissionais de saúde na construção de um atendimento cauteloso, empático, tranquilo, natural e respeitoso; de modo que essa educação permanente conduz a transformação do cuidado a esses grupos que são vítimas da omissão de muitas instituições de ensino e de saúde. Portanto, faz-se necessário entender o paciente e se fazer entendido por ele para mitigar esses desafios.

 

 

References

ALBUQUERQUE, G. A. et al. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 37, p. 516-524, 2013.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION et al. Guidelines for psychological practice with lesbian, gay, and bisexual clients. The American Psychologist, v. 67, n. 1, p. 10, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bisseuxais, Travestis e Transexuais – LGBT. Brasília, 2013b.

BRASIL. Ministério da Saúde. (2008). Saúde da população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Rev. Saúde Pública, 42(3), 570-573.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2013a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Educação Permanente em Saúde: um movimento instituinte de novas práticas no Ministério da Saúde: Agenda 2014. 1. ed. Brasília (DF); 2014. 6 p

CORRÊA-RIBEIRO, R. O que médicos sabem sobre a homossexualidade? Tradução e adaptação do Knowledge about Homosexuality Questionnaire. 2018.

FACCHINI, R.; BARBOSA, R. M. Dossiê saúde das mulheres lésbicas: promoção da equidade e da integralidade. In: Dossiê saúde das mulheres lésbicas: promoção da equidade e da integralidade. 2006.

FREUD, Sigmund. O ego e o id e outros trabalhos. FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas de completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 19, 1996.

LEMOS, C. L. S. Educação Permanente em Saúde no Brasil: educação ou gerenciamento permanente?. Cie?ncia & sau?de coletiva, v. 21, p. 913-922, 2016.

LIONÇO, T. Atenção integral à saúde e diversidade sexual no Processo Transexualizador do SUS: avanços, impasses, desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, p. 43-63, 2009.

MELLO, L. et al. Políticas de saúde para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil: em busca de universalidade, integralidade e equidade. Sexualidad, Salud y Sociedad-Revista Latinoamericana, n. 9, p. 7-28, 2011.

ROSSI, P. S.; BATISTA, N. A. O ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, p. 93-102, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2015. Gender. Disponível em: http://www.who.int/gender-equity-rights/understanding/gender-definition/en/

Published

2019-12-26

How to Cite

Gonçalves, H. C. B., Schmitt, G. M., Silva, J. D. I. da, Vieira, R. da S., Ribeiro, V., & Cozac, E. E. (2019). Os desafios e as estratégias de atendimento à população lgbt: um relato de experiência / The challenges and the attendance strategies for the lgbt population: a report of experience. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32896–32903. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-346

Issue

Section

Original Papers