Botão-de-rosa: fantasmagorias e absurdismo no universo de Murilo Rubião / Pink button: fantasmagorias and absurdism in the universe of Murilo Rubião

Authors

  • Silvia Cristina Costa Porto Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-350

Keywords:

Fantástico. Realismo mágico. Absurdo. Existencialismo.

Abstract

Neste trabalho, propõe-se uma análise do conto “Botão-de-Rosa” de Murilo Rubião, onde se pretende, pela abordagem do gênero fantástico, analisar a presença do absurdo da condição humana nesta obra. A narrativa de Rubião tende ao chamado “fantástico contemporâneo”, e ao movimento da vanguarda hispano-americana. Fazendo uso dos acontecimentos cotidianos, onde o insólito é aceito naturalmente pelos protagonistas, a presença do absurdo é evidenciada pela atmosfera sufocante e opressora, pela irracionalidade e pelo desencantamento e solidão que conduzem os personagens na busca de um sentido quase sempre ausente. “Botão-de-Rosa” conta a história do personagem homônimo, vítima das instituições absurdas de seu tempo. Ao longo da narrativa, ele é preso, julgado e condenado à morte por um sistema judiciário parcial e corrupto, cujo funcionamento ele ignorava. Neste conto Rubião destaca a complexa relação homem-sociedade, ao abordar: justiça, totalitarismo, negação do sujeito e opressão institucionalizada. Para abordarmos o Absurdo, faremos uso das teorias presentes, principalmente, nas obras de Albert Camus, onde a definição de absurdo diz respeito ao confronto da irracionalidade do mundo com o desejo de racionalidade do homem, destacando-se as características do absurdo na narrativa de Rubião.

 

 

References

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo. 2003.

BARRETO, Vicente. Camus: vida e obra. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, s/d.

CAMUS, Albert. O Estrangeiro. Tradução de Valerie Runjanek. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

_______________O Mito de Sísifo. Trad. Ary Roitman e Paulina Watch. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

CHIAMPI, Irlemar. O Realismo Maravilhoso: Forma e ideologia no romance hispano-americano. 2. Edição – 2. Reimpressão. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas jurídicas. 4. ed. 3ª.imp. Rio de Janeiro: Cadernos da PUC-Rio. Caderno n. 16. Departamento de Letras, 1995.

KAFKA, Franz. O Processo. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2001.

RAIMOND, Michel. Le Roman Depuis la Revolution. Paris: Armand Colin, 1981.

RUBIÃO, Murilo. Murilo Rubião: Obra completa. Edição do Centenário. São Paulo: Companhia das letras, 2016.

RUBIÃO, Murilo. O convidado. São Paulo: Ática, 2000.

SARTRE, Jean-Paul. “Aminadab, ou o fantástico considerado como uma linguagem”. In: Situações I. Trad. Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

_______________. “Explicação de O Estrangeiro”. In: Situações I. Trad. Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p.117-132.

______________. O Existencialismo é um Humanismo. Tradução de Joao Batista Kreuch. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SCHWARTZ, Jorge. (Org.). Murilo Rubião. São Paulo: Abril Educação, 1982.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Published

2019-12-26

How to Cite

Porto, S. C. C. (2019). Botão-de-rosa: fantasmagorias e absurdismo no universo de Murilo Rubião / Pink button: fantasmagorias and absurdism in the universe of Murilo Rubião. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32934–32946. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-350

Issue

Section

Original Papers