Reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência envolvendo jogos na matemática do ensino fundamental / Reflections on the inclusion of people with disabilities involving games in elementary school mathematics

Authors

  • Claudenia da Silva Santana
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-001

Keywords:

Deficiência, inclusão, jogos matemáticos

Abstract

Muitos alunos com deficiência se sente excluídos na sala de aula pelos professores e alunos por serem diferentes e as vezes não conseguirem acompanhar os conteúdos no mesmo ritmo dos seus colegas . Os jogos matemáticos estimulam o desenvolvimento do raciocínio fazendo com que aja uma socialização, interação das habilidades desejadas para alcançar os objetivos. Não é fácil trabalhar as disciplinas tendo em vista as diferenças, seja ela intelectual ou física, mas precisamos ter consciência que é necessário aprender a conviver com a mesma, pois existem uma diversidade de jogos que ajudam a conquistar a aprendizagem significativa de todos que buscam o conhecimento, independente de suas dificuldades. O objetivo desse artigo foi descrever e analisar como inserir os conteúdos com jogos matemáticos incluindo os alunos com deficiência do ensino fundamental da Zona da Mata Sul de Pernambuco nas atividades diversificadas, desenvolvendo as habilidades e competências de todos os estudantes. Além de fazer uma reflexão sobre a maneira que estamos trabalhando a diversidade de atividades que ajudam a construir e praticar os valores que evitam a descriminação e combate o preconceito causado pela falta de informação e orientação de como é importante demonstrar um ato de carinho e acreditar que uma educação de qualidade é possível quando se busca uma mudança nos nossos atos. Para atingir o objetivo pretendido, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo afim de verificar como os alunos com deficiência estão sendo inseridos nas aulas de Matemática do ensino fundamental e saber o porque que eles têm tanta dificuldade em concluir o ensino fundamental, além de analisar como os jogos matemáticos estão sendo trabalhados durante as aulas. Através das representações dos entrevistados, podemos perceber que os professores tem dificuldade em trabalhar com os alunos deficientes e principalmente em inserir os jogos matemáticos nos conteúdos porque é trabalhoso e torna-se  cansativo para o professor que normalmente se desdobra para planejar as suas aulas e lecionar em duas escolas e muitas vezes em cidades diferentes e distantes uma da outra e de sua residência. Os alunos com deficiências senti muita dificuldade em acompanhar os conteúdos matemáticos que os alunos ditos normais conseguem com mais facilidade. Inserir esses alunos é um trabalho delicado e minucioso, porém muito gratificante porque o resultado é maravilhoso diante de uma sociedade preconceituosa e indiferente. Os jogos facilitam a aprendizagem e trazem junto com a conquista das competências e habilidades a alegria porque são prazerosos e incentivam a socialização dos envolvidos.

References

BLANCO, M. R. Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: 2005.

________. & BLANCO, L.de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2ª edição, p. 15-35, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.

______. Decreto nº3.298, de 20 de dezembro de 1999. Estabelece a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora da Deficiência. MEC/SEESP, 1999.

GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenológica. Interface Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, p. 109-122, 1997. Disponível em: Acesso em 24 de agosto de 2016.

______. Lei Federal nº8213/1991. Dispõe sobre a apoio às pessoas com deficiência e sua integração social, disciplina a atuação do Ministério Público, define critérios e dá outras providências,1991.

______. Lei Federal nº 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, v.134, nº248, 22 de dez. de 1996.

MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta in. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): p. 239-262, jul/set, 1993.

PAULILO, M. A S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista. Londrina, v.2, n. 2, p. 135-148, jul/dez.1999. Acesso em 26 de julho de 2016.

______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. BRASIL. Marcos Políticos e Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2010.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br, acessado em 24/11/2019.

Published

2020-01-02

How to Cite

Santana, C. da S., & Coutinho, D. J. G. (2020). Reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência envolvendo jogos na matemática do ensino fundamental / Reflections on the inclusion of people with disabilities involving games in elementary school mathematics. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2–12. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-001

Issue

Section

Original Papers