Democratização da saúde: desafios da municipalização e descentralização administrativa relacionado a participação e controle social/ Health democratization: challenges of municipalization and administrative decentralization related to participation and social control

Authors

  • Helder Corrêa Luz
  • Weslley Lieverson Nogueira do Carmo
  • Silvia Maria Amaral Gomes do Carmo
  • Mardônio Nogueira do Carmo
  • Cintia do Socorro Matos Pantoja
  • Rosa Maria Guimarães
  • Renata Carvalho Nunes
  • Sandra Elisa Pereira Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-035

Keywords:

Conselho Municipal de Saúde –– SUS – Conselheiros Usuários – Controle Social

Abstract

“Democratização da saúde: desafios da municipalização e descentralização administrativa relacionado a participação e controle social” teve como objetivo: propor uma reflexão crítica sobre o papel desempenhado pelo Conselho Municipal de Saúde, enquanto arena de discussão e proposição de políticas públicas de saúde, procurando analisar, sobretudo, o processo de participação social do grupo usuário na constituição do controle social, a fim de verificar as suas potencialidades e fragilidades na gestão local das políticas públicas de saúde. Metodologia: Tratou-se de estudo de abordagem qualitativa. Adotou-se a revisão integrativa da literatura. Resultados: identificação dos desafios que interferem na descentralização administrativa e municipalização através da participação e controle social. Conclusão: Essa experiência subsidiou a apreensão de conhecimentos e o aprofundamento de categorias teórico-analíticas. A matriz teórico-conceitual que norteia as reflexões produzidas no referido estudo se fundamenta nas concepções e diretrizes propostas pela Constituição Federal de 1988, conhecida também como a Constituição Cidadã, à qual proporcionou ao povo brasileiro uma nova tessitura no contexto da seguridade social, assim como as leis complementares e as normas operacionais básicas que regulamentam a gestão e o funcionamento o SUS e dos Conselhos de Saúde.

References

BRASIL, Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 1990b. Seção 1. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_confmundial/docs/l8142.pdf. Acesso em: 08 de nov 2019.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília, DF 2001.

BRASIL, Ministério da saúde. O SUS e o Controle Social - Guia de Referência para Conselheiros Municipais. Coordenação de Projetos de Promoção de Saúde Brasília – DF – 2001.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução 333 de 04 de novembro de 2003, Brasília: novembro, 2003.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. A construção do SUS: histórias da Reforma Sanitária e do Processo Participativo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006..

BRASIL, Lei 8080, Diário Oficial da União, Brasília: dezembro, 1990.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

RELATÓRIO FINAL DE 1992. Ministério da Saúde.. IX Conferência Nacional de Saúde: Municipalização é o Caminho. Brasília-DF, 14 de Agosto.

BOSI, M. L. Cidadania, participação popular e saúde na visão dos profissionais do setor: um estudo de caso na rede pública de serviços. Rio de Janeiro, Cadernos de Saúde Pública, 1994.

BRAVO; CORREA. Desafios do Controle Social na Atualidade. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 109, p. 127, jan./mar. 2012.

CARVALHO, Antônio Ivo de & BARBOSA, Pedro Ribeiro. Políticas de saúde: fundamentos e diretrizes do SUS – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2010.

FIOCRUZ. Conselhos de Saúde e Controle Social - Súmula, n. 81, 2001.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews ofnursing. Research in Nursing & Health, v. 10, n. 1, p. 1-11, Feb. 1987.

GOHN, M.G. da. Participação e gestão popular da cidade. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1988, p.25-48.

OLIVEIRA, Controle social e gestão em saúde. Estação Científica. Juiz de Fora, nº18,2017.

PEREIRA, I, et al. O Ministério Público e o Controle Social no Sistema Único de Saúde: uma revisão sistêmica. Ciênc. saúde colet. 24 (5) 30 Maio 2019.

PESSOTO, U. C.; NASCIMENTO, P. R. do; HEIMANN, L. S. A gestão semiplena e a participação popular na administração da saúde. Caderno Saúde Pública, 17(1): 89-97, fev. 2001.

POLIGNANO, M. V. História das políticas públicas de saúde no brasil. medicina.ufmg.br/dmps/internato/saude_no_brasil.rtf MT. 2005. Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/arquivo/2165

POLIGNANO, M. V. História Da Saúde Pública no Brasil: uma pequena revisão. Historia das Politicas de Saúde no Brasil, Minas Gerais, 31 out. 2006. Disponível em: www.internatorural.medicina.ufmg.br

REIS, E. P. Reflexões leigas para a formulação de uma agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 21-30, fev. 2003.

RIBEIRO, J. M. Conselhos de saúde, comissões intergestores e grupos de interesses no Sistema Único de Saúde (SUS). Caderno Saúde Pública, 13(1): 81-92, jan. 1997.

SILVA, S.F. da. Municipalização da saúde e poder local: sujeitos, atores e

políticas. São Paulo: Hucitec, 2001.

SHERMAN, A.; AGUIAR. et al. Orientações para Conselheiros de Saúde. Tribunal de Contas da União. – Brasília : TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2010.

Published

2020-01-06

How to Cite

Luz, H. C., Carmo, W. L. N. do, Carmo, S. M. A. G. do, Carmo, M. N. do, Pantoja, C. do S. M., Guimarães, R. M., Nunes, R. C., & Souza, S. E. P. (2020). Democratização da saúde: desafios da municipalização e descentralização administrativa relacionado a participação e controle social/ Health democratization: challenges of municipalization and administrative decentralization related to participation and social control. Brazilian Journal of Development, 6(1), 508–523. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-035

Issue

Section

Original Papers