O Software geogebra como ferramenta de ensino nas disciplinas de cálculo/ Geogebra Software as a teaching tool in calculating disciplines

Authors

  • Maria Isabel Ferreira dos Santos
  • Rafael Roberto da Silva
  • Reginaldo Amaral Cordeiro Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-157

Keywords:

Aprendizagem, Cálculo, Ensino, GeoGebra.

Abstract

Em cursos da área da tecnologia, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral são cobradas desde o primeiro semestre do curso, essas disciplinas possuem altas taxas de reprovação, a esse fato são atribuídas às dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos. Para amenizar os fatores negativos na aprendizagem do cálculo, propõem-se a utilização de softwares que permitam a exploração das definições matemáticas, visando uma percepção inovadora nas práticas de ensino do Cálculo. O presente trabalho apresenta uma pesquisa acerca do uso do software GeoGebra para facilitar a visualização de superfícies geométricas e consequentemente ajudar na resolução de questões. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da turma de Cálculo Vetorial, do curso de Bacharelado em Engenharia de Automação e Controle, do IFPB (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) – campus Cajazeiras. Foi proposto um questionário acerca da percepção dos alunos quanto ao uso do GeoGebra na resolução de questões que envolvessem cálculo. Verificou-se uma ótima aceitabilidade do GeoGebra, bem como a facilidade que o software permite na compreensão do conteúdo. A partir do estudo observou-se que é necessário o emprego de tecnologias no ensino-aprendizagem dos alunos, visando uma facilitação no entendimento das questões de cálculo.

References

ALVES, A. D; CORREIA, L. M. B; MELO, E. R. Explorando os conceitos iniciais da disciplina de cálculo diferencial e integral: utilizando o software GeoGebra. Curitiba – PR, 2013.

BARBOSA, M. A. O insucesso no ensino e aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2004.

COMETTI, M. A. Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias

Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem. Encontro Brasileiro de

Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Curitiba – PR, nov. 2016.

FREDERICO, F. T. et. al. A utilização do software Geogebra como recurso metodológico

para o ensino de função polinomial do primeiro grau no 9º ano. Encontro de Ensino,

Pesquisa e Extensão. Presidente Prudente, out. 2014.

JOVER, R. S. R. Cálculo diferencial: uma experiência de ensino utilizando os aplicativos GeoGebra e Graphmatica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – PR, 2013.

MACHADO, S. (org). Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: EDUC (Série Trilhas) (p.77-113), 2008.

MATOS, M. P. e SILVA, A. A. Cálculo de Várias Variáveis. Departamento de matemática – UFPB. 2013. Disponível em: http://www.mpmatos.com.br. Acesso em: 24 jul. 2019.

OGEOGEBRA. Interface e Ferramentas. s/d. Disponível em:

http://www.ogeogebra.com.br/arquivos/01-interfaceeferramentas.pdf . Acesso em: 10 ago.

Published

2020-01-15

How to Cite

Santos, M. I. F. dos, Silva, R. R. da, & Junior, R. A. C. (2020). O Software geogebra como ferramenta de ensino nas disciplinas de cálculo/ Geogebra Software as a teaching tool in calculating disciplines. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2169–2179. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-157

Issue

Section

Original Papers