Estudo da consistência dos dados de um pluviógrafo de báscula e um pluviômetro convencional na amazônia central / Study of data consistency of a tipping bucket rain gauge and a conventional pluviometer in central amazon

Authors

  • Dênis Aguero do Nascimento
  • Mateus Ferreira de Oliveira
  • Elton Alves de Souza Filho
  • Joecila Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-055

Keywords:

Pluviógrafo de báscula, Pluviômetro, Amazônia Central.

Abstract

A precipitação é uma das variáveis mais importantes da meteorologia, seu monitoramento sistemático é fundamental para os mais variados setores da economia e planejamento ambiental de uma região. Um dos mecanismos instrumentais mais usados para registro da altura pluviométrica são os de sistema de báscula. Estudos que analisaram a eficácia desse sistema advertem quanto a inconstância de sua precisão, principalmente em chuvas de maior intensidade. A imprecisão é decorrente de erros sistemáticos inerentes ao princípio do funcionamento mecânico da báscula, onde a alta vazão do duto do funil promove o movimento bascular com volume maior de água do que o calibrado pelo fabricante, subestimando o valor da resolução original do equipamento. Este trabalho apresenta a análise da frequência dos movimentos da báscula de um pluviógrafo em consonancia com as diferenças dos registros de um pluviômetro convencional. Ambos instrumentos foram instalados em uma bacia hidrológica experimental na Amazônia Central sub cuidados do Programa de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera da Amazônia – LBA. Os dados analisados, correspondentes ao ano juliano de 2015 e apontaram disparidades de até 24% entre os registros dos instrumentos.

References

BRAGA, S. M.; FERNANDES, C. V. S. (2007). Performance de sensores de precipitação do tipo 'tipping bucket' (báscula) - um alerta para a ocorrência de erros. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 12, pp. 197-204.

EXPERIMENTO DE GRANDE ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA DA AMAZÔNIA. Plano Científico - LBA2. Disponível em http://lba2.inpa.gov.br/media/arquivos_lba/pdfs/LBA_2_Plano_Cientifico_Portugues_Ago_2007.pdf. Acesso em 23 mar. 2017.

LA BARBERA, P.; LANZA, L. G.; STAGI, L. (2002). Tipping Bucket Mechanical Errors and their Influence on Rainfall Statistics and Extremes. Water Science and Technology, 45, n. 2, pp. 1-10.

LANZA, L.G.; STAGI, L. (2006). On the quality of tipping-bucket rain intensity measurements. Proc. WMO Conference on Meteorological and Environmental Instruments and Methods of Observation (TECO-2006), Geneva, Switzerland, 4-6 December 2006 (published on CD-ROM as WMO REP. No. 94 — WMO/TD-No. 1354)

MANSANO, M. V.; CRIVELARI, R. M.; REDA, A. L. de L.; DURO, M. A. S. (2015). Calibração de Pluviômetros de Báscula: Metodologia para Análise e Correção de Dados de Campo. In Anais do 15th Proceedings of Safety, Health and Environment World Congress, Porto, Jul. 2015, pp. 142-146.

SENTELHAS, P. C.; CARAMORI, P. H. (2002). Inconsistências na medida da chuva com pluviômetros de báscula utilizados em estações meteorológicas automáticas. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 10, n. 2, pp. 301-304.

SILVA, J.S., “Altimetria Espacial Aplicada aos Estudos de Processos Hídricos em Zonas Úmidas da Bacia Amazônica”, Tese de Doutorado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

WMO. Guide to meteorological instruments and methods of observation. Geneva, World Meteorological Organization, 2010.

Published

2020-02-06

How to Cite

Nascimento, D. A. do, Oliveira, M. F. de, Filho, E. A. de S., & Silva, J. S. da. (2020). Estudo da consistência dos dados de um pluviógrafo de báscula e um pluviômetro convencional na amazônia central / Study of data consistency of a tipping bucket rain gauge and a conventional pluviometer in central amazon. Brazilian Journal of Development, 6(2), 6060–6071. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-055

Issue

Section

Original Papers