O projeto de ensino como ferramenta de integração entre comunidade e o instituto federal de Roraima, Campus Amajari/ The teaching project as an integration tool between the community and the federal institute of Roraima, Campus Amajari

Authors

  • Valéria da Rocha Sobral
  • Marcelo Figueira Pontes
  • Isamilde Rosa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-270

Keywords:

Aquicultura, Extensão, Reprodução.

Abstract

O projeto de ensino do Instituto Federal de Roraima é responsável pelo fomento de atividades práticas que diversifiquem o ensino aprendizagem dos discentes. O objetivo deste projeto foi envolver os alunos nas etapas de reprodução e manejo das larvas de tambaqui (Colossoma macropomum), bem como estreitar a relação do Instituto com a comunidade local, através da distribuição dos alevinos e oferecer apoio técnico. Desde o início do segundo semestre de 2017 os alunos do curso técnico e tecnológico em aquicultura se revezaram na formação do plantel de reprodutores e no manejo dos viveiros. Em meados de outubro os discentes realizaram as técnicas de indução hormonal e extrusaram uma fêmea e dois machos de tambaqui, resultando um total de 530g de ovos, sendo 70% fertilizados. Os ovos foram incubados e monitorados no laboratório de reprodução do Campus Amajari. As larvas foram transferidas para os viveiros até tornarem-se juvenis e prontas para a distribuição aos piscicultores da região. Ao longo de todo o projeto de ensino as atividades desenvolvidas foram relacionadas as disciplinas específicas do curso, tais como fisiologia, nutrição, reprodução, manejo e extensão. Os discentes realizaram o cadastramento dos piscicultores e davam as primeiras orientações técnicas no momento do recebimento dos alevinos. No total foram distribuídos 10 mil alevinos para pequenos produtores do Amajari. O ensino teórico aliado às práticas contribuíram com a formação crítica, empreendedora, sustentável e técnica dos discentes dos cursos em Aquicultura do Campus Amajari, possibilitando a vivência das rotinas da aquicultura e preparando para o campo profissional e autônomo. E ainda, a contribuição do Campus Amajari na distribuição de alevinos e orientação técnica aos produtores locais. 

References

BALDISSEROTTO, B. 2002. Fisiologia de peixes aplicada ä piscicultura. Ed. UFSM, Santa Maria, 212 p.

IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Produção brasileira da aquicultura continental, Por Estado e por Espécie para o ano de 2005: Estatística da aquicultura e pesca no Brasil – Ano 2005. Brasília:SEAP, 2005. 101p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2015. Produção da pecuária municipal. IBGE, Rio de Janeiro, v. 43, p. 1–49.

MITRE, SM. Ativando processos de mudança em uma aldeia de Belo Horizonte: uma experiência com metodologia ativa de ensino-aprendizagem [trabalho de conclusão de curso]. Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; 2006.

WOYNAROVICH, E. A propagação artificial de peixes de águas tropicais: manual de extensão. Brasília: FAO/Codevasf/CNPq,1983.

Published

2020-02-26

How to Cite

Sobral, V. da R., Pontes, M. F., & Carvalho, I. R. de. (2020). O projeto de ensino como ferramenta de integração entre comunidade e o instituto federal de Roraima, Campus Amajari/ The teaching project as an integration tool between the community and the federal institute of Roraima, Campus Amajari. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8948–8959. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-270

Issue

Section

Original Papers