Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG

Authors

  • Túlio de Oliveira Ruas
  • Iara Maria Soares Costa da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-274

Keywords:

Geografia, Oficinas, Educação Especial Inclusiva, PIBID.

Abstract

A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade.

References

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. Anais do Seminário Nacional-Currículo em movimento-Perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro,2010.

ELIAS, Nayara Ferreira. Análise das ações e intervenções do subprojeto geografia - educação para a promoção da saúde no ambiente escolar. Trabalho de Conclusão de curso, Montes Claros, Março/ 2018.

GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Mário Lucio de Lima. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Comunicações. Caderno do Programa de Pós – Graduação em educação. Ano 10, Número 1, Junho, 2013.

LIMA PA. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo; AVER CAMP, 2002.

ROGALSKI, Solange Menin. Histórico do surgimento da educação especial. Revista de Educação do Ideau, Vol. 5 – Nº 12 - Julho - Dezembro 2010

ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; MACHADO, Rosângela. “A Escola Comum Inclusiva.” Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Volume 01, Brasília, 2010.

SANTOS, Simone Cardoso dos. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Monografia apresentada ao curso de Pós – Graduação a Distância Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria, 2010.

SEGALA, Fernando José; LEME, Rosana Cristina Biral. Caminhos da Ciência Geográfica: de sua sistematização à disciplina escolar. IN: Educere XII Congresso Nacional de educação, Paraná, 2015.

TOZETTO, Susana Soares; GOMES, Thaís de Sá. A prática pedagógica na formação docente. Revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado. Volume 17, número 2, 2009.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca/Espanha, 1994.

Published

2020-02-27

How to Cite

Ruas, T. de O., & Silveira, I. M. S. C. da. (2020). Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9003–9012. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-274

Issue

Section

Original Papers