Potential of avifauna as a conservation tool for the Ivaí River Biodiversity Corridor / Potencial da avifauna como ferramenta de conservação do Corredor da Biodiversidade do Rio Ivaí

Authors

  • Priscilla Esclarski
  • Maria Regina Barion Colombari

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-282

Keywords:

Observação de aves, ecotourismo, educação ambiental, Floresta Atlântica, ornitologia.

Abstract

Os corredores ecológicos são instrumentos de gestão ambiental e territorial que visam conectar fragmentos de áreas naturais, permitindo o fluxo de genes e o movimento da biota, contribuindo para a distribuição de espécies e colonização de áreas degradadas. No Estado do Paraná, o ecossistema predominante é a Mata Atlântica, que apresenta valor ecológico comparável à Floresta Amazônica. Apesar de abrigarem uma fauna e flora ricas em espécies, a Mata Atlântica não teve a mesma atenção dedicada à Amazônia em relação à Amazônia, e a falta de ações de conservação é suprimida em cerca de 5% de sua cobertura original, que é organizada em fragmentos esparsos e desconectados. Apesar da criação do Corredor da Biodiversidade do Rio Ivaí, ainda há resistência na manutenção de áreas preservadas, principalmente por pequenos proprietários, uma vez que seriam inúteis para o plantio. Embora ainda exista uma grande diversidade de espécies animais nessa região, tornou-se necessário apresentar uma alternativa hábil para promover e valorizar a região, seu uso sustentável e desenvolvimento econômico. Nesse contexto, e considerando a importância de promover a educação ambiental com atividades de baixo impacto, a principal preocupação deste trabalho foi a disseminação da Observação de Aves, considerada um segmento do ecoturismo, que além de atuar como alternativa ao desenvolvimento econômico e sustentável, é capaz de promover a responsabilidade social e ambiental na região.

References

Carvalho G. 2011. Início de um novo hobby: a história recente do birwatching no Brasil é um exemplo dos inúmeros caminhos que o conhecimento encontra para ser produzido e socializado. Scientific American Brasil – Duetto Editorial, out.

Decreto de Lei nº3320, de 12 de Julho de 2004.

Figueiredo LFA 2003. Observação de Aves. Centro de Estudos Ornitológicos. http://www.ceo.org.br/ (acesso em 29 de julho de 2015).

IAP 2016. Programa Paraná Biodiversidade. http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=134 (acesso em 29 de março de 2016).

IPAM 2016. Recuperação de áreas degradadas – cartilha. http://ipam.org.br/cartilhas-ipam/recuperacao-de-areas-degradadas/ (Acesso em 08 de abril de 2016).

ITCF 1987. Plano de manejo do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. Curitiba: ITCF.

IUCN 2016. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2015-4. http://www.iucnredlist.org (Acesso em 20de maio de 2016).

Lopes S. da F., Santos RJ 2004. Observação de aves: do ecoturismo à educação ambiental. Caminhos da Geografia, v. 5, n. 13.

MMA 2016. Corredores Ecologicos. http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/instrumentos-de-gestao/gestao-territorial-para-a-conservacao/corredores-ecologicos (Acesso em 29 de março de 2016).

Pivatto MAC, Sabino J., Favero S., Michels LI 2007. Perfil e viabilidade do turismo de observação de aves no Pantanal Sul e Planalto de Bodoquena (Mato Grosso do Sul) segundo interesse dos visitantes. Revista Brasileira de Ornitologia, v.15, n. 4.

Pivatto MAC, Sabino J. 2007a. Infraestrutura receptiva para o turismo de observação de aves no Pantanal Sul e Planalto do Bodoquena, Mato Groso do Sul. Observatório de Inovação e Turismo – Revista Acadêmica, v. 3, n. 4.

Pivatto MAC, Sabino J. 2007b. O turismo de observação de aves no Brasil: breve revisão bibliográfica e novas perspectivas. Atualidades Ornitológicas, n. 139.

Tapper R. 2006. Wildlife Watching and Tourism: a study on the benefits and risks of a fast growing tourism activity and its impacts on species. United Nations Environment Programme (UNEP) and the Secretariat of the Convention on the Conservation of Migratory Species of Wild Animals (CMS).

Western D. 1995. Definindo o Ecoturismo. Em: Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. 1 edição. São Paulo: Senac.

Wheatley N. 1995. Where to watch birds in South American. Princeton University Press.

Downloads

Published

2020-02-27

How to Cite

Esclarski, P., & Colombari, M. R. B. (2020). Potential of avifauna as a conservation tool for the Ivaí River Biodiversity Corridor / Potencial da avifauna como ferramenta de conservação do Corredor da Biodiversidade do Rio Ivaí. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9109–9117. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-282

Issue

Section

Original Papers