Apoiador de muletas / Mulet supporter

Authors

  • Sergio Antônio Brondani
  • Leopoldo Engroff da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-304

Keywords:

Design universal, muleta, tecnologia assistiva

Abstract

Tecnologia Assistiva também significa projetar produtos/equipamentos para auxiliar no cotidiano das pessoas, promovendo maior conforto, assistência e segurança. Assim sendo, esta pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de um novo projeto de produto que favoreça a sustentação e acomodação de muletas e bengalas, quando o usuário não estiver as utilizando. São evidenciados os aspectos ergonômicos e do design universal, promovendo formas e dispositivos que facilitem seu uso e manuseio. De acordo com a análise sincrônica efetuada, a proposta desenvolvida é diferenciada se comparada com os similares disponíveis no mercado brasileiro. A revisão bibliográfica atenta para além das questões de usabilidade, pois foca em uma metodologia para análise de uso com avaliação real do experimento. Com base em entrevistas e observações das atividades cotidianas do usuário, foram extraídos os elementos que proporcionaram importantes ajustes e adequações. Assim, obtivemos os requisitos básicos para o desenho do novo produto, bem como a sua materialização e posterior análise de uso. Como resultado deste processo, foi apresentado um novo produto, cujo modelo foi construído em madeira e com acabamento em pintura acrílica. Embora o desenvolvimento da pesquisa envolveu a abordagem de um usuário, na análise do uso ficou demonstrada a condição favorável para uma grande maioria dos que utilizam muletas. Resume-se em um produto que apresenta uma condição segura e de fácil manuseio.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2014.

ABRAHÃO, Júlia; SZNELWAR, Laerte;

SILVINO, Alexandre; et. al. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. – São Paulo: Blücher, 2009.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3.ed. – São Paulo: Blucher, 2011.

BERSCH, Rita; TONOLLI, José. Introdução ao conceito de tecnologia assistiva. Porto Alegre: Disponível em: http://www.assistiva.com.br/ Acesso em: 14 set. 2019.

BRASIL. SDHPR – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD. 2012 Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/ Acesso em: 14 set. 2019.

CTA – Centro Tecnológico de Acessibilidade. Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. 27/11/2018; Bento Gonçalvez: Disponível em: http://cta.ifrs.ed.br. Acesso em: 14 set. 2019.

GOMES, Danila; QUARESMA, Manuela. Introdução ao design inclusivo. – Curitiba: Appris, 2018.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produto. 2ª edição rev. e ampliada. – São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

Minha Vida. Esclerose Múltipla: sintomas, tratamentos e causas. 02/10/2018; São Paulo: Disponível em: http://www.minhavida.com.br. Acesso em: 14 set. 2019.

MORAES, Anamaria de; MONT’ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 2ª edição ampliada – Rio de Janeiro: 2 AB, 2000.

Published

2020-03-20

How to Cite

Brondani, S. A., & Silva, L. E. da. (2020). Apoiador de muletas / Mulet supporter. Brazilian Journal of Development, 6(3), 13856–13871. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-304

Issue

Section

Original Papers