Sistema de indicadores de desempenho da tratabilidade da água como auxiliar para uma fiscalização in loco / System of water traceability performance indicators as an aid for on-site inspection

Authors

  • Rodrigo Antonio Pinto de Melo
  • Ester Oliveira Santos Rodrigues
  • Marcia Cristina Barros de Oliveira
  • Cinthia Raquel Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-382

Keywords:

Qualidade, Desempenho, Indicadores, Parâmetros de Potabilidade, Fiscalização Indireta, Regulação por Exposição

Abstract

O seguinte trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de indicadores que possa avaliar a eficiência e eficácia do desempenho do tratamento de água de um sistema de abastecimento, estabelecendo uma relação entre a fiscalização indireta (por meio de indicadores) com a fiscalização direta (in loco). O controle da qualidade da água de abastecimento tem por base o Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5 do Ministério da Saúde, sendo monitorados parâmetros: físicos, químicos, hidrobiológicos e bacteriológicos. Devido à grande quantidade de parâmetros para se avaliar a potabilidade da água, torna-se necessária a escolha daqueles mais significativos, além do uso de um conjunto de indicadores que possam expressar o comportamento do sistema de maneira consistente. Neste trabalho, os principais indicadores de avaliação são o Índice de Incidência das Análises Fora do Padrão e o Índice de Qualidade da Água (IQA), calculados na saída do tratamento e na rede de distribuição. Como instrumento de trabalho, fez-se uso de ferramentas do aplicativo Microsoft Excel® mediante o desenvolvimento de alguns dashboards para uma visualização eficiente e organizada dos dados por meio de gráficos e elementos pictóricos. Por intermédio do sistema de indicadores foi possível ser gerado um vetor direcional apresentando as gerências da prestadora de serviço em piores condições de tratamento de água, além de permitir uma análise do processo mais apurada, concedendo aos técnicos, no momento da fiscalização, diminuir a assimetria da informação e averiguar de forma mais concisa o Sistema de Abastecimento de Água (SAA).

References

ALEGRE, H. et al. Indicadores de desempenho para serviços de abastecimento de água. IWA, Versão portuguesa de: Performance indicators for water supply services, Instituto Regulador de Águas e Climas, 2004.

BARBOSA, R. A. Avaliação de risco da qualidade da água de abastecimento de um hospital público regional de urgência e emergência. 2014. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande

BERNARDO, L. D.; PAZ, L. P. S. Seleção de tecnologias de tratamento de água. São Carlos: LDIBE, 2008. Vol. I.

BRASIL. Diretriz nacional do plano de amostragem da vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano. Ministério da Saúde: Brasília, 2007.

BRASIL. Diretriz nacional do plano de amostragem da vigilância da qualidade da água para consumo humano. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde: Brasília, 2016.

COSTA, S. S. Indicadores sanitários como sentinelas na promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos relacionados ao saneamento: uma experiência a partir do sistema de informação de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano no brasil. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília: Brasília, 2002.

GALVÃO, A. D.; SILVA, A. C. Regulação: indicadores para prestação de serviços de água e esgoto. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidade e tratabilidade de água. Campinas, SP: Átomo, 2010. 3. ed.

OGATA, I. S. Avaliação de risco da qualidade da potável do sistema de abastecimento da cidade de campina grande. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2011.

REGULASAN. Curso de avaliação da qualidade, desempenho dos serviços, indicadores e sistemas de informação. Projeto REGULASAN. Curso III (produto VIII.3). Campinas, 2017.

RICHTER, C. A. Água: métodos e tecnologia de tratamento. São Paulo: Blucher, 2009.

RODRIGUES, A. B. Avaliação de risco da qualidade da água de abastecimento de um hospital público regional de urgência e emergência. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2014.

Published

2020-03-24

How to Cite

Melo, R. A. P. de, Rodrigues, E. O. S., Oliveira, M. C. B. de, & Silva, C. R. S. da. (2020). Sistema de indicadores de desempenho da tratabilidade da água como auxiliar para uma fiscalização in loco / System of water traceability performance indicators as an aid for on-site inspection. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14904–14924. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-382

Issue

Section

Original Papers