A importância do ensino da língua inglesa nas graduações de engenharia / The importance of english language teaching in engineering graduations

Authors

  • Kiara Bonella Scaramussa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lara de Oliveira Carvalho
  • Luca de Almeida Brito
  • Thavane Ferreira de Almeida
  • Alex França Andrade
  • Mikelly Bonfim Anjos
  • Camila Nunes Dantas
  • Joseane Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-402

Keywords:

Língua inglesa, Engenharia, Ensino Superior, PET English.

Abstract

Este artigo tem por objetivo relatar e discutir sobre a importância do ensino da língua inglesa durante a formação acadêmica no ensino superior visando a área de engenharia. Para obter um melhor campo de pesquisa, será usado como foco o curso aplicado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista por meio do Programa de Educação Tutorial (PET). O curso intitulado como PET English teve como público-alvo estudantes das graduações de engenharia ofertadas no campus que não tinham noção alguma ou então sabiam o mínimo da língua inglesa e que, ao final do curso obtiveram um conhecimento equivalente ao vocabulário básico para diálogo, tornando-os capacitados para lidar com situações do cotidiano de um engenheiro, o que cria um diferencial entre os profissionais da área.

 

References

CCBEUC. A importância da língua inglesa nos dias atuais. Disponível em: <http://www.ccbeuc.com.br/blog/a-importancia-da-lingua-inglesa-nos-dias-atuais/>. Acesso em: 15 set. 2019.

CONSECTI. Cerca de 8% dos pesquisadores brasileiros trabalham no exterior. Disponível em: <http://www.consecti.org.br/noticias/cerca-de-8-dos-pesquisadores-brasileiros-trabalham-no-exterior/>. Acesso em: 17 set. 2019.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, V. J. (Org.). O Professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001.

Universidade do Inglês. O segredo da fluência acelerada dos maiores poliglotas do mundo. Disponível em: <https://campanhas.universidadedoingles.com.br/metodo-para-falar-ingles-rapido/?ref=Y10583724A&hsrc=YXJ0aWdvcGFpc2Vz>. Acesso em: 15 set. 2019.

Published

2020-03-25

How to Cite

Scaramussa, K. B., Carvalho, L. de O., Brito, L. de A., de Almeida, T. F., Andrade, A. F., Anjos, M. B., Dantas, C. N., & da Silva, J. O. (2020). A importância do ensino da língua inglesa nas graduações de engenharia / The importance of english language teaching in engineering graduations. Brazilian Journal of Development, 6(3), 15114–15122. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-402

Issue

Section

Original Papers