Análise da porosidade de concreto por processamento de imagem: uma visão da sensibilidade do Threshold na binarização / Analysis of concrete porosity by image processing: a view of Threshold sensitivity in binarization

Authors

  • Suian Andrade Meira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Laio Andrade Sacramento
  • Mariane Porto Lima
  • José Renato de Castro Pessôa
  • Flávia Lopes de Almeida Nascimento
  • Joaquim Teixeira de Assis

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-497

Keywords:

Processamento de Imagens, Threshold, Porosidade, Concreto.

Abstract

 O concreto é um material cerâmico vastamente utilizado na construção civil. Naturalmente ele contém poros antes mesmo de ser submetido a tensões externas, o que contribui para a diminuição de sua resistência mecânica. Torna-se importante a investigação da parte interna das estruturas feitas com este tipo de material a fim de se localizar patologias, componentes constitutivos e propriedades como, por exemplo, a porosidade.  A microtomografia de Raio X possibilita a investigação da estrutura interna de peças de concreto por meio do processamento das imagens de suas seções transversais, obtidas a partir de radiografias. Nos códigos computacionais para processamento das imagens digitais são feitas operações com os pixels que as compõem, onde se utiliza um ponto de corte, ou threshold, quando a operação de binarização faz parte do método proposto. Neste trabalho, foram utilizadas 2126 imagens microtomográficas de Raio X das seções transversais de um testemunho de concreto, com o objetivo de se estudar a sensibilidade do threshold na variação dos resultados obtidos para a porosidade. Para esta análise, desenvolveu-se uma metodologia utilizando script com morfologia matemática no software Matlab®, onde cada imagem foi lida e processada a fim de se determinar a quantidade de poros presente na mesma. No código desenvolvido variou-se o valor do threshold cinco vezes. Os dados adquiridos para a porosidade nos cinco casos foram analisados e comparados entre si. Pode-se observar que uma pequena variação no threshold ocasiona uma variação importante no resultado da porosidade.

References

Associação Brasileira de Cimento Portland (1995), “Parâmetros de Dosagem de Concreto”, Estudo Técnico ET-67.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2015), NBR 5738: “Concreto — Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova”, Rio de Janeiro.

Cook, R. A., Hover, K. C. (1999), “Mercury porosimetry of hardened cement pastes”, Cement

and Concrete Research, v. 29, n. 6, p. 933–943.

Dias, L. A. (2017), “Concreto incorporado com EVA e fibras de piaçava: uma alternativa sustentável na construção civil”. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus.

Evangelista, A. C. J. (2002), “Avaliação da Resistência do Concreto Usando Diferentes Ensaios Não Destrutivos”, Tese (PhD), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Hussain, Z. (1991), “Digital Image Processing, Pratical Applications of Parallel Processing Techniques”, Ellis Horwood Limited, West Sussex.

Lima, I. et al. (2007), “Caracterização de materiais cerâmicos através da microtomografia computadorizada 3D”, Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação, AERPA Editora, p. 22-27.

Lucas Júnior, J. L. O., Soares, J. B. (2019), “Desenvolvimento de metodologia para avaliação da adesividade agregado-ligante com o uso de processamento digital de imagem”, Transportes, [S. l.], p. 82-95.

Marques Filho, O., Vieira Neto, H. (1999), “Processamento digital de imagens”, Brasport, Rio de Janeiro.

Pessôa, J. R. d. C.; Dominguéz, J. S.; Carvalho G. DE, A. J. T. d. (2014), “Porosidade do concreto determinada por microtomografia com raio x e processamento de imagens”. Engenharia Estudo e Pesquisa (ABPE), v. 14, n. 2, p. 20–26.

Silva, F. D. A. (1996), “Aplicação de técnicas de processamento de imagens na caracterização de materiais”, Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Published

2020-03-31

How to Cite

Meira, S. A., Sacramento, L. A., Lima, M. P., Pessôa, J. R. de C., Nascimento, F. L. de A., & Assis, J. T. de. (2020). Análise da porosidade de concreto por processamento de imagem: uma visão da sensibilidade do Threshold na binarização / Analysis of concrete porosity by image processing: a view of Threshold sensitivity in binarization. Brazilian Journal of Development, 6(3), 16449–16459. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-497

Issue

Section

Original Papers