Uma análise e proposta de implantação de telhado verde e reaproveitamento de água da chuva para uma residência de luxo na região metropolitana de Belo Horizonte / An analysis and proposal for the implementation of gree roof and reuse of rain water for a luxury residence in the metropolitan region of Belo Horizonte

Authors

  • Camila Ribeiro Da Silva Bastos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Joyce Valadares De Barrros
  • Karine Silva Barbosa
  • Maria Beatriz Faleiro De Rezende
  • Michael Ramos De Lima
  • Monica Costa Saraiva
  • Layla Carolina Silva Ferreira
  • Bruno Christiano Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-169

Keywords:

Telhado verde, Cobertura verde, economia hídrica, economia energética.

Abstract

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento das cidades, muitos fatores naturais do meio ambiente vêm sendo transformados pelas ações do homem. Com o aumento da urbanização houve um crescimento populacional desordenado que proporcionou um grande desequilíbrio ambiental. Fatores como a redução da superfície de escoamento, a diminuição das chuvas devido às mudanças climáticas e de vegetação, e o aumento da poluição atmosférica, foram acentuados. Muitos desses fatores geram danos irreversíveis ao meio ambiente, proporcionando a população a necessidade de controlar estes impactos, com o intuito de conscientizar e desenvolver métodos de construção que sejam sustentáveis. Visando proporcionar desenvolvimento sustentável nos grandes meios urbanos, surgem os telhados verdes, que apresentam dentre seus benefícios: o conforto térmico nas edificações, a eficiência energética, melhorias na estética da paisagem local, melhoria da qualidade do ar no entorno da residência, redução da vazão de pico, redução de ruídos, entre outras. Este trabalho tem como objetivo estudar o projeto de uma edificação residencial de luxo situada na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, propondo uma solução de sustentabilidade, com a implantação do sistema de telhado verde. São feitos estudos para construção e implantação do telhado verde, descrição das camadas e vegetação adequada, tipos de telhados existentes, e uso do sistema da cobertura verde como filtro e método de captação de águas pluviais. Com o propósito de obter resultados concretos no estudo da captação das águas pluviais através do uso do telhado verde e a eficiência energética que a cobertura verde promove. Além disso, para promover de forma mais ampla a conscientização é realizado um estudo completo dos benefícios ambientais e retorno econômicos que o sistema de telhado verde proporcionará à edificação.

 

Palavras-chave: Telhado verde, Cobertura verde, economia hídrica, economia energética.

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto armado. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execuções de fundações. Rio de Janeiro: ANBT, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8160: Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.

BASSO, A. Cobertura verde como sistema de reaproveitamento de água da chuva e águas servidas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológico Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.

BERTOLDI, D. Estudo de implantação de cobertura verde associada à captação de águas pluviais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Joinville, 2017.

CAIADO, V. N. S.; SALGADO, M. S. A qualidade da contratação dos projetistas de arquitetura. Um estudo de caso nas construtoras do rio de janeiro. IV WBGPPCE 2004: Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2004.

CASTRO, A.; GOLDENFUM, J. Uso de telhados verdes no controle qualiquantitativo do escoamento superficial urbano. Rio Grande do Sul, 2008. Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, IPH/UFRGS.

CEMIG, COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS. Disponível em: <https://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/ 20 nov. 2019.

COPASA, COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS. Sistema tarifário COPASA. 2006.

COSTA, J. da; COSTA, A.; POLETO, C.. Telhado verde: redução e retardo do escoamento superficial. 2012.

CRUZ, W.; LEONI, A. Coberturas verdes na região metropolitana de Curitiba barreiras e potencial de estabelecimento na visão dos profissionais da construção civil. 2008. Dissertação (Pós-Graduação Engenharia da Construção Civil) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

Eco Engenharia LTDA. Edificação residencial de proprietário privado à Rua Jordania, esquina da Rua Lagoa Santa. Plantas diversas. Original em papal.

KNAPIK, Heloise G.; Tabelas auxiliares para dimensionamento. 2017.

LAMBERTS, R.; WESTPHAL, F. S. Introdução ao EnergyPlus. LabEEE, Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

LIMA, J. D. de; SCHEITT, L. C.; BOSCHI, T. de F.; SILVA, N. J. da; MEIRA, A. A. de; DIAS, G. H. Propostas de ajuste no cálculo do payback de projetos de investimentos financiados, 2013.

MARTHA, L. F. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos.1o Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010. E-book.

MELO, A. P.; WESTPHAL, F. S.; MATOS, M., Apostila do curso básico do programa EnergyPlus. Apostila - LabEEE, Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

NASCIMENTO, M. M., Estudo de Viabilidade Econômica da técnica de telhados verdes em unidades do programa minha casa minha vida na Cidade de Campo Mourão, PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.

NÓBREGA, P. G. B.. Notas de aula da disciplina ARQ 0557- Estruturas 01, Capítulo 1 e 2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: 2018.

SCARI, M. E., Cenários de consumo de energia elétrica para o setor residencial de Belo Horizonte: Estudo do consumo de energia elétrica no setor residencial de Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Nuclear e de Energia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

SCHROEDER, A. K., Estudo comparativo de viabilidade econômica do aproveitamento de água pluvial e reuso de água cinza em uma residência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SCRENSKI, A. J., Viabilidade do telhado verde como instrumento de redução de emissões de carbono. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Ciências Agrárias) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SILVA, M. C. da; DUARTE, S., Concepção e projeto de métodos construtivos sustentáveis: aplicação de telhado verde e aproveitamento de água pluvial em um ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017.

SILVA, M. P. da, Trabalho de conclusão de curso de graduação em engenharia de energia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2017.

SILVA, N. da C., Telhado Verde: Sistema Construtivo de maior eficiência e menor impacto ambiental. 2011. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

SOUZA, A. S. e; BOAVENTURA, M. E. de S., Verificação e análise de um projeto estrutural em concreto armado por meio por meio do cálculo manual e do software Eberick: Acompanhamento da Obra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Unievangélica, Anápolis, 2017.

SOUZA, A., A relação homem ambiente e a degradação da natureza. 2008.

TOMAZ, P., Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis, 2010.

Published

2020-04-13

How to Cite

Bastos, C. R. D. S., De Barrros, J. V., Barbosa, K. S., De Rezende, M. B. F., De Lima, M. R., Saraiva, M. C., Ferreira, L. C. S., & Ferreira, B. C. S. (2020). Uma análise e proposta de implantação de telhado verde e reaproveitamento de água da chuva para uma residência de luxo na região metropolitana de Belo Horizonte / An analysis and proposal for the implementation of gree roof and reuse of rain water for a luxury residence in the metropolitan region of Belo Horizonte. Brazilian Journal of Development, 6(4), 18961–18996. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-169

Issue

Section

Original Papers