Pavimentação asfáltica com utilização de borracha como agregado sob uma visão teórica. / Asphalt paving with use of rubber as aggregate under a theoretical vision.

Authors

  • José Malaquias De Lima Filho Lima Filho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Glediston Nepomuceno Costa Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-208

Keywords:

Agregado. Borracha. Pavimentação asfáltica.

Abstract

O pavimento é um dos mais antigos e versáteis materiais de construção usados para favorecer o acesso e o trânsito de veículos e indivíduos, nesse contexto, assim como os demais setores, a construção civil também tem passado por transformações que impulsionam não só o crescimento econômico, mas também a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Devido o uso da pavimentação ser essencial acrescido da demanda nas rodovias do país, buscando por uma melhoria do asfalto juntamente com a necessidade de ser sustentável, surgiram meios de buscar soluções para reduzir os problemas econômicos, ambientais e aumentar a vida útil da rodovia. Pensando nisso nasceu a utilização do pavimento asfáltico com a adição da borracha descartada provinda de pneus não mais utilizáveis, no qual a borracha será transformada como parte dos agregados do pavimento asfáltico, destinando de maneira correta e consciente o descarte. Desta forma, o ártico em questão tem como objetivo analisar, sob uma visão teórica, a viabilidade da utilização do asfalto-borracha como alternativa ao asfalto convencional, levantando conceitos, vantagens e aplicações.  A tradicional massa asfáltica também conhecida como pavimento convencional, gera um alto custo tanto de composição e construção quanto de manutenção, para tanto, os resíduos sólidos dispensados no meio ambiente, sendo destinados a reciclagem, através deste processo de inclusão deste agregado na massa asfáltica, gerando assim benefícios a saúde pública. 

References

BEREDAY, G. Z. F. O método comparativo na pedagogia. Barcelona: Herder, 1968.

BERNUCCI, Liedi Bariani. Pavimentação asfáltica: Formação básica para Engenheiro. Rio de Janeiro: Petrobras, 2008.

CHIARA, I. D. et al. Normas de documentação aplicadas à área de Saúde. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2008.

CORDEIRO, Willian Rubbioli; PINTO, Salomão. Algumas considerações sobre asfalto modificado por borracha de pneus. In: Pavimentação asfáltica: .

DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT 150/2010 ES – Pavimentação asfáltica – Lama asfáltica, Rio de Janeiro, 2010.

DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT 032/2005 ES – Pavimentos flexíveis – Areia-Asfalto a quente – Especificação de serviço, Rio de Janeiro, 2005.

DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT 031/2006 ES – Pavimentos flexíveis - Concreto asfáltico - Especificação de serviço, Rio de Janeiro, 2006.

DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT 153/2010 ES – Pavimentação asfáltica – Pré- misturado a frio com emulsão catiônica convencional – Especificação de serviço , Rio de Janeiro, 2010.

GRECA ASFALTOS. Contabilidade ecológica – Asfalto-borracha. Disponível em: <http://www.grecaasfaltos.com.br/fatos/fatos_25.pdf> Acesso em: 20/02/2020.

MARTINS, Haroldo A. F.. A utilização da borracha de pneus na pavimentação asfaltica. 2004. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.

MARQUES, Geraldo L. de O. Utilização do módulo de resiliência como critério de dosagem de mistura asfáltica; efeito da compactação por impacto e giratória. Rio de Janeiro, 2007.

PINTO, Salomão; PINTO, Isaac Eduardo. Pavimentação asfáltica: conceitos fundamentais sobre materiais e revestimentos asfálticos. 1 ed Rio de Janeiro: LTC, 2018.

SANTANA, H. Manual de Pré-Misturados a Frio. IBP/ Comissão de Asfalto. Rio de Janeiro, RJ, 1993.

SENÇO, Wlastermiler de. Manual de técnicas de pavimentação. São Paulo: Pini, 1997.

SOUZA, Murillo Lopes de. Método de projeto de pavimentos flexíveis. 3 ed. Rio de Janeiro: IPR, 1980

SPECHT, Luciano Pivoto. Avaliação de Misturas Asfálticas com Incorporação de Borracha Reciclada de Pneus. Tese de Doutorado – Porto Alegre: PPGEC/UFRGS, 2004

ZAGONEL, Ana Regina. Inovações em revestimetnos asfálticos utilizados no Brasil. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. Curso de Engenharia Civil. jul, 2013.

WICKBOLDT, V. S. Ensaios acelerados de Pavimentos para avaliação de desempenho de Recapeamentos Asfálticos – Dissertação de Mestrado – PPGEC/UFRGS. 134p. 2005.

Published

2020-04-14

How to Cite

Lima Filho, J. M. D. L. F., & Costa Junior, G. N. (2020). Pavimentação asfáltica com utilização de borracha como agregado sob uma visão teórica. / Asphalt paving with use of rubber as aggregate under a theoretical vision. Brazilian Journal of Development, 6(4), 19533–19544. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-208

Issue

Section

Original Papers