Estado da Arte do Bambu na Construção Civil / State of the Art of Bamboo in Civil Construction

Authors

  • Fellipe Morais de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lucas Osório Leão
  • Wanessa Mesquita Godoi Quaresma

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-216

Keywords:

Bambu. Construção. Sustentabilidade.

Abstract

A construção civil vem evoluindo ao decorrer dos anos, nela é utilizado vários elementos construtivos, como concreto, aço e madeira, como a degradação do meio ambiente para a obtenção destes elementos é muito elevada, nos últimos anos vem buscando novas opções de materiais sustentáveis para serem utilizados sem agredir o meio ambiente, esses materiais virem com o intuito de substituir, o bambu tem se mostrado um excelente material natural construtivo, por ser extraído sem que haja qualquer tipo de danos a natureza, pois é uma matéria prima que se prolifera com rapidez e em nosso país possui uma grande abundância, além de ser um instrumento de alta resistência mecânica e de tração, podendo servir como viga, pilar, alvenaria, acabamento e várias outras funções. A metodologia aplicada no trabalho consistiu em pesquisas bibliográficas em artigos científicos, sobre a história do Bambu e sua aplicação na construção civil e teste mecânicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar eficiência e a qualidade do bambu para introduzi-lo na construção, os métodos de tratamento para o uso na construção civil, características enquanto espécie vegetal, com propriedades físicas e mecânicas que em alguns casos consegue superar o concreto e o aço em questões de resistências.

 

Palavras Chave: Bambu. Construção. Sustentabilidade.

References

ARAÚJO, Darlan Alves Lima de; SANTOS, Kaio Henrique Bezerra dos. Aplicação do bambu na engenharia civil no Brasil. 2019.

CARBONARI, Gilberto et al. Bambu–O aço vegetal. Mix Sustentável, v. 3, n. 1, p. 17-25, 2017.

DA SILVA BORTOLUSSI, Juliana et al. Diretrizes para o emprego de elementos estruturais em bambu na construção civil. 2017

.

DE MELLO REZENDE, Greyce Bernardes; DE BRITO, Adam Luiz Claudino; DE FREITAS, Lucia Santana. A pratica do ecodesign na construção civil e a busca pelo direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. HOLOS, v. 4, p. 266-281, 2017.

EFFTING, Elisa da Fonseca. Construção civil sustentável: um estudo sobre a utilização do bambu. Engenharia Civil-Pedra Branca, 2017.

FERREIRA, G.C.S. Vigas de Concreto Armadas com Bambu. São Paulo. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, SP, 2002.

GUIMARÃES, Ricardo José et al. Avaliação do uso de bambu como estrutura em alvenaria de blocos de solo-cimento. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

HAOULI, J. S. (2018). ESTUDO DA CONSTRUÇÃO SUSTENTAVÉL UTILIZANDO O BAMBU.

LOPES, Tamara T. et al. Construções ecológicas: uso do bambu na construção civil. Revista Espaço Transdisciplinar, v. 2, n. 01, p. 34-42, 2019.

MEDINA, Franchesca; LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. CADEIA PRODUTIVA DO BAMBU PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES: Relatório Final da Pesquisa PIBIC. Virtuhab, 2019.

SANTI, Thais. Bambu para toda obra. O Papel, v. 76, n. 4, p. 23-34, 2015.

SOUZA, A.P.C.C. Bambu na habitação de interesse social no Brasil. Trabalho final de graduação, junho de 2002 da PUC Minas.

Tsutsumoto, N. Y. (2016). Avaliação do comportamento estrutural de vigas de concreto armado com taliscas de bambu reforçadas nos nós.

YANG, Y; HUI, C. China’s Bamboo: culture, resources, cultivation, utilization. International Network for Bamboo and Rattan-Inbar. Technical Report n.33, China, 2010, 227p

Published

2020-04-15

How to Cite

de Souza, F. M., Leão, L. O., & Quaresma, W. M. G. (2020). Estado da Arte do Bambu na Construção Civil / State of the Art of Bamboo in Civil Construction. Brazilian Journal of Development, 6(4), 19637–19653. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-216

Issue

Section

Original Papers