Tecnologia e educação a aprendizagem mais perto do aluno / Technology and education learning closer to the student

Authors

  • Verônica Amaral Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-221

Keywords:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Ambiente Educacional. Ensino Aprendizagem.

Abstract

Este artigo buscou apresentar algumas formas de utilização das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’s) e seu uso no ambiente educacional, utilizando as tecnologias como apoio ao ensino-aprendizagem e suas divisões. Foi uma revisão literária com intuito de mostrar alguns caminhos e práticas para o ensino-aprendizagem destacando qual o perfil do novo docente frente a estas novas tecnologias e quais os desafios para que seja colocado em prática o uso das mesmas. As novas tecnologias não podem ser relegadas apenas para o contexto social. No ambiente da sala de aula já é inegável a sua necessidade e os professores devem ter conhecimento de como utilizá-las de forma correta.  Como resultado, percebemos que a tecnologia é uma auxiliar muito importante no processo de ensino, cabendo às instituições de ensino propor currículos bem elaborados e aos professores serem capacitados e interessados em melhorar constantemente a sua didática em relação às aulas em um mundo da era digital. A fundamentação teórica conta com o apoio das concepções de COSCARELLI (1998), MORAN (2007), CASTELLS (2009) entre outros. Essa pesquisa é de cunho qualitativo bibliográfico destacando o seu levantamento de dados por meios de leituras pertinentes ao tema. A importância das novas tecnologias na educação já é algo indispensável e desta forma destaca-se a reflexão sobre formas mais pertinentes de sua utilização nas metodologias e ações docentes. O educador é um propagador de informação e a mudança deve começar por ele.

 

References

AMARAL, A. L. As eternas encruzilhadas: de como selecionar caminhos para a formação do professor de ensino superior. In: XXII ENDIPE, 2010, Curitiba. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Belo Horizonte: Editora Universitária Champangnat, 2010.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. 2009.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Informática Educativa, UNIANDES – LIDIE, vol 12, No.1, 1999.

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, vol. 4, mar/abr. 1998.

FREIRE, P. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits, São Paulo, v. 1, n. 7, p. 6. 1984.

GESSER, V. Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 16, p. 23-31, 2012.

MENDES, A. TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. 2010. Disponível em: Acesso em: 07 junho 2017.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, Mai/Ago 2007.

PEÑA, Maria De Los Dolores Jimenes. Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio á prática docentes. S/D. Programa Nacional de Informática na Educação, 2007.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed editora, 2000.

PETRY, L. C. O conceito de novas tecnologias e a hipermídia como uma nova forma de pensamento. Porto. In: Cibertextualidades, v. 1, n. 1, p. 110-125, 2006.

PROINFO, disponível em: http://www.proinfo.mec.gov.br , acessado em 14/06/2018. Programa Paraná Digital, disponível em: http://www.softwarelivre.sc.gov.br/down/PrtecParana.pdf, acessado em 10 de maio de 2018.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação. Computadores e Conhecimento: repensando a educação, 1993.

Published

2020-04-15

How to Cite

Lopes, V. A. (2020). Tecnologia e educação a aprendizagem mais perto do aluno / Technology and education learning closer to the student. Brazilian Journal of Development, 6(4), 19696–19712. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-221

Issue

Section

Original Papers