A política municipal de ciência, tecnologia e inovação do município de Campina grande para o desenvolvimento regional / The municipal policy of science, technology and innovation of the municipality of Campina grande for regional development

Authors

  • Lucas Ribeiro Novais de Araújo
  • Rijkaard Dantas de Santana
  • Danyllo Wagner Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-974

Keywords:

Tecnociência. Desenvolvimento Regional. Agenda Coletiva. Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande (PB).

Abstract

A revolução pela tecnociência tem criado um cenário de descontinuidade sobre os velhos paradigmas políticos, sociais e culturais. Tal revolução tem gerado uma nova realidade pautada na colaboração para a otimização dos resultados, não só para se obter ganhos econômicos, mas para a inclusão social e o desenvolvimento coletivo. De modo que tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, Estado da Paraíba, o Projeto de Lei Complementar 141/2018, que institui a “Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, estabelecendo medidas de incentivo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, para além do próprio progresso tecnológico e científico, a legislação tem como propósito maior a apropriação social dos seus resultados, fomentando um ambiente dialógico através de uma agenda coletiva, e aumentando a cooperação e controle social da ciência e tecnologia, dessa forma, consolidando o desenvolvimento regional.

 

References

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE. 230817 - Audiência Pública - Criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia. 2017. (2h37m08s). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=zlfXY73E2zU&t=2058s.> Acesso em: 24 ago. 2018.

ALMEIDA, Elpídio. História de Campina Grande. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1978.

MELO, Maurício. Campina - Oásis de Tecnologia. Jornal da Paraíba. Disponível em: < https://bit.ly/2MoOEXw>. Acesso em 19 de agosto de 2018.

Estatísticas da cidade de Campina Grande-PB. Disponível em:<https://bit.ly/2MJpaUc>. Acesso em 19 de agosto de 2018.

Dados do IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 19 de agosto de 2018.

LIMA, Wagner. Paraíba tem quase 72 doutores para cada cem mil habitantes. Matéria publicada no site G1. Disponível em:<https://glo.bo/2nOvUlx>. Acesso em 19 de agosto de 2018.

ZILAH, Karoline. Campina Grande aparece como uma das 100 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil. Jornal da Paraíba. Disponível em:<https://bit.ly/2MkTNQa>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

RIBEIRO, Lucas. Campina Tem voz. Projeto de Lei de CTI para o município de Campina Grande. Disponível em:<http://www.campinatemvoz.com.br/tech>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

Published

2018-12-17

How to Cite

Araújo, L. R. N. de, Santana, R. D. de, & Albuquerque, D. W. (2018). A política municipal de ciência, tecnologia e inovação do município de Campina grande para o desenvolvimento regional / The municipal policy of science, technology and innovation of the municipality of Campina grande for regional development. Brazilian Journal of Development, 5(1), 631–638. https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-974

Issue

Section

Original Papers